_Blog_

Blog

Integração entre sistemas aumenta produtividade de empresas

Tags:, , , , , , , , , , , , , , Destaque, Serviços No comments
featured image

A utilização de sistemas operacionais é realidade na maior parte das empresas que apostam na tecnologia para otimizar seus processos. Para acompanhar a evolução do negócio, estas plataformas tecnológicas de trabalho também precisam ser modernizadas a cada tempo. Assim, novos sistemas são incorporados pelos diversos setores de trabalho, o que faz surgir a necessidade de garantir que conversem entre si e permitam a troca de informações entre todos os que fazem parte da rotina produtiva, de forma simples e eficaz. E é aí que entra em cena a integração entre sistemas, uma solução para otimizar as rotinas operacionais e aumentar a produtividade.

Este processo normalmente é feito entre um sistema legado, aquele que a empresa já utiliza mas que não atende mais a todas as suas necessidades, e outros sistemas como os web/mobile que darão mais capacidade de desempenho e organização aos negócios, resultando em menos burocracia, redução de custos e de possíveis falhas. No dia a dia das empresas, a integração garante melhor comunicação e circulação das informações entre os setores para aumentar também o alinhamento de estratégias operacionais.

BAIXE AGORA – [CASES]: Como Braskem, Bausch & Lomb e NEOgás otimizaram processos com software customizado

Principais vantagens da integração entre sistemas

Com a integração de sistemas, quando opta-se também pelo uso de plataformas web/mobile, quase que a totalidade das informações fica concentrada no mesmo local e pode ainda ser armazenada em nuvem, o que garante segurança e confiabilidade dos dados. Assim, as rotinas são otimizadas e a colaboração entre profissionais de várias áreas de dentro da empresa passa a ser constante.

integração entre sistemas

Entre os benefícios da integração entre sistemas estão:

– Redução de custos;

– Alta performance da cadeia operacional;

– Capacidade de aumentar a receita;

– Otimização de processos;

– Melhor integração entre setores;

SAIBA MAIS: Software de gestão logística: Como a NEOgás reduziu perdas e custos

– Gestão inteligente de estoque;

– Fluxo de informações mais dinâmico;

– Mais agilidade às tarefas;

– Menos tempo de resposta às demandas do consumidor;

– Redução de falhas e de duplicidade de dados;

– Eliminação de retrabalho;

– Diminuição da burocracia;

– Monitoramento mais eficaz da infraestrutura informacional da empresa.

Como a integração acontece na prática

Para uma integração bem sucedida é preciso que alguns passos sejam seguidos pela equipe de TI que estará à frente do processo. De forma geral, ela acontece a partir de planejamento, execução, checagem e ação.

Planejamento

É nesta etapa que todos os sistemas que a empresa utiliza serão verificados pelos especialistas. Eles irão analisar os níveis de compatibilidade entre eles, a necessidade de incorporar ou desenvolver outros sistemas para atender às necessidades do negócio e ainda se a rede comporta o projeto. A partir disso, um cronograma com objetivos e metas pode ser criado.

integração entre sistemas

Execução
É quando o projeto começa a acontecer na prática. Muitas vezes, a integração é feita de forma fracionada para que os processos sejam estruturados aos poucos sem interferir no dia a dia da empresa.

BAIXE AGORA – [CHECKLIST]: Porque desenvolver um software personalizado

Checagem
Nesta etapa inicia-se o monitoramento dos sistemas, para avaliar se foram devidamente integrados e se existe algum erro estrutural, operacional ou de fluxo dos dados entre softwares. É hora de avaliar também se os objetivos e metas traçados no cronograma foram alcançados.

Ação
Para finalizar, os relatórios de avaliação e de monitoramento da integração são analisados pelos gestores para definir se está tudo funcionando como o previsto ou se há necessidade de corrigir possíveis falhas.

Related Posts

  • java
  • suporte-sustentacao-AMS
  • outsourcing
  • sistemas legados

Add your comment