_Blog_

Blog

Progressive Web App (PWA): porque sua empresa precisa de um

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , Artigos, Destaque, Mercado, Serviços
featured image

Toda empresa que deseja aumentar ou manter a interação com seus clientes deve fazer parte do universo digital. Isso é fato. Mas a dúvida que pode surgir na hora de desenvolver uma aplicação é saber qual escolher. Levando em conta que a maioria dos acessos à web acontece por dispositivos mobile, existem três alternativas possíveis: criar um site responsivo, desenvolver um aplicativo específico para o negócio ou criar um Progressive Web App (PWA).

SAIBA MAIS: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO – COMO ESCOLHER A IDEAL

É justamente sobre o PWA e todas as vantagens que ele oferece para usuários e empresas que este artigo trata.

PWA pode ser descrito como uma página web que utiliza tecnologia de ponta e se assemelha aos aplicativos tradicionais para trazer novas experiências aos usuários. Em outras palavras, é um software híbrido que pode rodar tanto na web como em aplicações mobile. A solução consegue combinar recursos dos navegadores aos benefícios do mobile, não precisa de download através de uma loja de apps e funciona diretamente de uma aba no navegador web. Os PWAs têm seu desempenho de acordo com a demanda do usuário, estão sempre acessíveis e atualizados.

Onde o Progressive Web App (PWA) se aplica

Quando realizamos projetos deste porte, podemos atender diferentes serviços, como financeiras de crédito, aeroportos ou sites de notícias. No caso das empresas de cartão de crédito ou contas digitais, oferecer o acesso por PWA desde a solicitação do usuário evita o desgaste com o download do aplicativo antes mesmo de saber se o cadastro será aprovado.

Sistemas de aeroportos também podem contar com PWA para oferecer mais agilidade aos usuários. Através do acesso ao site convertido para PWA, pode-se ter toda experiência de check-in, reserva ou troca de passagens sem que seja necessário baixar um aplicativo.

progressive-web-app-pwa

BAIXE AGORA: 4 GANHOS AO PENSAR NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO PARA DESENVOLVER SOFTWARES

E quais são as funcionalidades do PWA?

Implementar funcionalidades é mais fácil em Progressive Web App (PWA) do que nos aplicativos nativos. Além disso, podem acessar funções do dispositivo e potencializar a experiência do usuário.

Porém, estas funcionalidades ainda não estão 100% disponíveis para todos os sistemas. No caso de iOS, ainda não é possível ter acesso à câmera do aparelho, o que é necessário para alguns serviços, como foto para identificação facial.

As principais funcionalidades do PWA são:

– Notificação Push

– Ícone na tela home do smartphone

– Splash screen

– Processos rodando em background

– Suporte a funcionamento em modo offline

– Acesso à câmera e galeria

– Acesso à geolocalização

– Acesso aos contatos

Vantagens de desenvolver em PWA

1 – Praticidade: funciona em qualquer browser;

2 – Responsividade: adapta-se a computadores, notebooks, smartphones e tablets;

3 – Conectividade: Pode ser acessado com conexão baixa ou offline;

4 – Atualização facilitada: nunca fica desatualizado, sempre que o usuário abrir o PWA ele estará na versão mais recente sem que haja necessidade de fazer atualizações nas lojas;

5 – Segurança: as URLs trabalham sempre com certificado de segurança https;

6 – Instalação simples: não requer espaço na memória para download, é só acessar site para começar a usar;

7 – Economia para a empresa: a criação de um PWA é mais simples do que para desenvolver um app e isso gera economia de tempo e de dinheiro investido na solução.

SAIBA MAIS: SETE MOTIVOS PARA INVESTIR NA MOBILIDADE DA INFORMAÇÃO EM EMPRESAS

Progressive Web App (PWA) e o mercado mobile

Além de falar das vantagens de desenvolver aplicações web, é importante trazer alguns dados sobre o uso de tecnologia mobile. Se levarmos em consideração apenas os smartphones ativos no Brasil, os números indicam que existem mais de 220 milhões de unidades. Isso representa mais de um aparelho por pessoa.

Se incluirmos nesse levantamento outros aparelhos portáteis, como tablets e notebooks, o resultado ultrapassa os 300 milhões. Assim, é possível afirmar que a maior parte dos acessos à internet são feitos por dispositivos móveis.

Todos estes aparelhos tecnológicos suportam a instalação de aplicativos para os mais variados usos, seja para facilitar a vida, como os de acesso a bancos, serviços de transporte e alimentação, ou mesmo aqueles para divertimento, como os jogos.

progressive-web-app-pwa

Mas somente suportar o download não é suficiente para garantir que uma aplicação será baixada e que irá permanecer no aparelho. Cada vez mais a retenção destes usuários vem diminuindo e, com isso, o mercado abre espaço para o desenvolvimento em PWA.

Páginas desenvolvidas com esta tecnologia representam uma tendência de mercado que surgiu justamente para aproveitar um nicho ainda pouco explorado, o de usuários que não instalam aplicativos. E os motivos para isso são vários, desde a falta de espaço na memória dos aparelhos até o acesso limitado à internet de alta velocidade.

Além disso, cada vez mais, as pessoas estão desinstalando aplicativos desnecessários ao seu dia a dia e mantendo só o que é indispensável em seus aparelhos. Por isso, transformar seu site em um PWA permite maior ligação entre ele e o universo dos aplicativos, agregando as funcionalidades dos dois ambientes e oferecendo melhores experiências aos usuários.

*Artigo escrito por Matheus de Oliveira, programador da Kbase

Related Posts

  • scrum
  • valor de um software personalizado
  • terceirização em TI
  • node js