_Blog_

Blog

Softwares legados: é hora de atualizar ou substituir?

Tags:, , , , , , , , , , , Destaque, Mercado, Serviços, Tecnologia
featured image

A rotina de muitas empresas inclui a utilização de sistemas para agilizar vários processos. Muitas destas ferramentas digitais estão há bastante tempo em uso no negócio. Por isso, chega um momento em que é preciso fazer uma escolha: manter softwares legados ou migrar para um novo?

Se a escolha for pela primeira opção, é preciso encontrar profissionais qualificados para modernizar os sistemas legados. Para isso, devem apostar em novas ferramentas e aplicar automações eficazes para atender às necessidades do negócio.

Já a migração para um novo software requer uma análise criteriosa das soluções disponíveis no mercado e se elas atendem à demanda da empresa. Além disso, pode-se ir em busca de um sistema feito sob medida, em que todas as funcionalidades disponíveis sejam realmente úteis para o negócio.

BAIXE AGORA: 3 EMPRESAS QUE APOSTARAM EM SOFTWARES CUSTOMIZADOS PARA OTIMIZAR PROCESSOS

Diante disso, a seguir mostramos a importância de avaliar softwares legados e quando é hora de atualizar ou substituir o sistema.

softwares legados

Porque atualizar softwares legados

Sistemas legados são aqueles que estão há bastante tempo na  empresa e deles dependem vários dos processos que acontecem ali. Ao longo do tempo, podem receber  incrementos de novas funcionalidades.  Isso pode gerar valor para as novas demandas do mercado e atualizar bases já existentes.

A manutenção dos softwares legados pode ser um desafio para algumas empresas.  Isso porque cada nova tecnologia que surge é uma concorrente para a tecnologia legada. Dessa forma, pode gerar menos demanda de profissionais especializados.

SAIBA MAIS: COMO SISTEMAS LEGADOS GANHAM VIDA EXTRA COM SUPORTE E SUSTENTAÇÃO

Um dos principais motivos para as empresas insistirem na manutenção de sistemas legados é a importância daquele processo ao negócio. Ou ainda o custo-benefício, por manter e incrementar pequenas funcionalidades ao invés de migrar para um sistema completo. Muitas vezes, é a partir dele que todas as atividades são executadas. Por isso, se desfazer do software pode comprometer a rotina de vários setores de trabalho.

Como a maioria das empresas é totalmente dependente destes sistemas, é preciso modernizá-los sem que os processos parem. Para fazer isso, pode contar com a equipe interna de TI ou contratar especialistas através de outsourcing. Ou ainda, possuir uma empresa parceira para a manutenibilidade do sistema legado.

Em qualquer uma das modalidades é preciso encontrar profissionais capazes de adotar novas tecnologias para otimizar os processos. Além disso, manter o foco no aumento da produtividade para todos os setores que dependem destes softwares e reduzir custos.

De toda forma, não se pode ignorar as atualizações que se fazem necessários nem mesmo a evolução da tecnologia. Só assim os sistemas legados podem ter sobrevida e continuar atendendo às necessidades da empresa.

softwares legados

Porque migrar para um novo sistema

Muitas vezes, o custo para implantar um sistema novo na empresa pode ser menor do que fazer a manutenção de um já existente. Mas isso depende de fatores como necessidade, objetivos e tecnologias utilizadas. É neste cenário que a escolha por uma solução pronta de mercado ou um software sob medida aparece.

Esta decisão pode ser a chave para a reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos. Isto porque, ao mesmo tempo em que a empresa atualiza sua estratégia, revê seu foco e desenvolve novos produtos ou serviços, precisa modernizar os sistemas para acompanhar essa evolução.

SAIBA MAIS: INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS AUMENTA PRODUTIVIDADE DE EMPRESAS

Diante destas duas possibilidades de migrar para um novo sistema, os softwares personalizados podem trazer resultados melhores. Isto porque permitem o aproveitamento integral de todas suas funções e ainda o alinhamento de processo, pessoas e tecnologias.

Além disso, são desenvolvidos por especialistas na tecnologia mais adequada ao negócio e permitem fácil integração com as ferramentas já utilizadas. Da mesma forma que possibilita a total operacionalização do sistema, com eficiência e bons resultados.

Related Posts

  • erp-mes-integracao
  • Relatórios Excel sem Windows ou Office
  • scrum
  • valor de um software personalizado