_Blog_

Blog

Tecnologia, Produtos e Serviços: 4 cases de sucesso

Tags:, , , , , , , , Artigos
featured image

É muito importante e interessante ver como a tecnologia pode mudar, totalmente, o cenário de uma empresa, sejam eles por meio de um processo básico interno ou em áreas correlacionadas.

Preparei 4 cases de sucesso para analisarmos juntos. Neles, a gente consegue ver, por meio de situações reais, a dor de cada uma dessas empresas e o que foi feito para resolver esta dor.

Vale lembrar que passamos por mudanças sociais marcantes nos últimos anos, e uma coisa é certa: a partir de agora, o que diferencia o sucesso de uma empresa da outra, é a capacidade de se adaptar.

Antes que eu possa citar os cases, vou citar cada ponto sobre o qual este respectivo problema afetava os produtos e serviços da empresa, e que, por meio da tecnologia, foi solucionado, tornando-se um caso resolvido.

Quem sabe você encontra nestes 4 cases de sucesso a solução para aquele problema que pode estar afetando seus processos internos?

 

  1. A Logística de Produtos

tecnologia

Muitas vezes, a logística de alguns produtos pode gerar um feedback muito ruim, desde o momento em que sai da empresa, até o destino desejado, isso porque diversos fatores podem influenciar no trajeto, como por exemplo:

Falta de planejamento; Falta de indicadores de desempenho; Falta de tecnologia especializada; O trajeto e a qualidade do trajeto; A natureza do produto.

Os prejuízos gerados podem ser grandes e, às vezes, você pode até achar que não existe solução para este problema, mas dá uma olhada nesse case que selecionei para provar que, com tecnologia, há sempre uma saída:

 

CASE KBASE

CLIENTE: NEOGÁS

 

 

PROBLEMA A SER SOLUCIONADO:

Considerada uma das líderes na entrega de gás natural, sem uso de gasoduto na América Latina, a NEOgás precisava melhorar vários pontos de sua operação. 

Entre eles, reduzir as perdas através da otimização e controle do processo logístico para a entrega dos pedidos de gás comprimido.

solução aplicada::

Desenvolvimento de aplicação web/mobile com tecnologia Java para controlar todo o processo logístico da venda de gás comprimido. 

Com a tecnologia, a empresa consegue monitorar, desde a saída do produto do estoque, até sua chegada aos clientes. Com o sistema também é possível observar o tempo de viagem, as paradas e se há atraso de entrega. 

TECNOLOGIA USADA: Java 

 

RESULTADOS OBTIDOS PELA EMPRESA (CLIENTE):

 

Tudo isso melhorou o processo de vendas e otimizou os recursos financeiros – As informações incluídas no sistema da NEOgás passaram a ser mais confiáveis, evitando a perda de dados importante. 

Além disso, o sistema utilizado pela empresa permite centralizar e analisar estes dados de forma mais ágil e ainda intensificar o controle on-line das bases de compressão. 

 

  1. Informações sobre o Produto.

Informações sobre o produto, seja ele na fase de produção ou mesmo de entrega, é algo muito importante para todos os departamentos, desde de o departamento de controle ao departamento financeiro, que necessita faturar o estoque, a entrada e saída de produtos e afins:

Fatores que podem dificultar o acesso à informação de produtos e a integração de informação entre departamentos:

  • Falta de tecnologias apropriadas para análise do produto;
  • Dificuldade em gerir a entrada e saída de produtos;
  • Falta de comunicação entre departamentos;
  • Dificuldade em mensurar o processo pré-logístico.

A falta de integração gera, sem dúvidas prejuízos financeiros e, consequentemente,  institucionais, acarretando a demora em processar as demandas diárias e prejudicando o planejamento, em geral.

 

CASE KBASE

CLIENTE: Braskem

 

PROBLEMA A SER SOLUCIONADO:

A Braskem fazia as anotações manualmente das informações de pesagem dos caminhões de petroquímicos e repassava para as equipes de controle e gestão. 

O processo era muito lento. Além disso, a área de Segurança da Informação solicitou a implementação do sistema, pois detectou que a empresa sofria significativas perdas financeiras em função de erros de digitação. 

Para se ter noção, a Braskem movimenta cerca de 20.000 pesagens por mês. 

SOLUÇÃO APLICADA OU SERVIÇO ENTREGUE:

Desenvolvimento e implementação do Sistema Integrador de Balanças, em 18 filiais, para enviar automaticamente as informações ao sistema ERP/SAP da Braskem. 

A ferramenta considera o tipo de produto transportado e o modelo do caminhão para pesar o veículo na entrada e na saída, e assim, avaliar se houve perda de produto. 

TECNOLOGIA USADA:

Java para o software Integrador de Balanças integrado ao SAP por serviços (webservices) 

RESULTADOS OBTIDOS PELA EMPRESA (CLIENTE):

Redução de prejuízos financeiros na área de faturamento por erro de informações – Melhoria no controle de produtos e a geração de uma comunicação eficaz entre balança e departamento de gestão, de forma sistêmica e facilitada., diminuindo os erros de digitação, consequentemente.

 

  1. Processos de Pedido, Solicitação e Andamento de Produtos

Dependendo de alguns produtos, o processo de pedido, preparação, conferência e faturamento, pode demorar muito, isso porque alguns produtos são de natureza especializada, seja ela por ser personalizada ao cliente, ou por conter demandas técnicas específicas.

Problemas como estes que vou citar abaixo prejudicar bastante os processos e andamentos dos pedidos de um produto:

  • Tamanho da embalagem;
  • Especificações do cliente;
  • Natureza e fragilidade do produto;
  • Padronização e personalização do produto;

As consequências variam entre o atraso no processo de preparo e entrega do produto, que, logo, vão interferir na produtividade e no faturamento da empresa.

 

CASE KBASE

CLIENTE: BAUSCH+LOMB

 

 

Problema a ser solucionado:

A Bausch & Lomb geralmente demorava 72 horas no processo de implantação, separação, conferência e faturamento de um pedido de lentes de contato. O processo era totalmente manual.

A separação de produtos tão pequenos – as caixas das lentes de contato têm aproximadamente o tamanho de caixas de fósforos – em um estoque com aproximadamente 700 mil unidades tornavam a tarefa ainda mais complicada e suscetível a erros.

SOLUÇÃO APLICADA OU SERVIÇO ENTREGUE:

Implantação de coletores de dados no setor de expedição. A Kbase automatizou processos e tarefas rotineiras. 

Foi criado um sistema que apresenta a descrição de item, lote e prazo de validade mais adequado a cada tipo de cliente.

Além disso, mostra a ordem de separação de itens de acordo com a disposição no depósito. Com o mapa do depósito em mãos, evita-se que o operador passe pelo mesmo lugar mais de uma vez.

O trabalho de conferência também passou a ser automatizado. 

RESULTADOS OBTIDOS PELA EMPRESA (CLIENTE):

Funcionários responsáveis pela tarefa foram remanejados para outras atividades na empresa. Hoje o processo de 72 horas reduziu-se a 6 horas, menos de 10% do tempo que era necessário.

 

  1. Digitalização de processos

É fácil pensar que, muitas vezes, o que poderia ser resolvido de forma simples, gera um custo maior do que o deveria. 

Hoje temos a facilidade, por exemplo, de termos, em muitas áreas, o acesso por meio da digitalização de processos, sejam eles trabalhistas, empresariais, industriais, etc.

Um sistema de autorização eletrônica é desburocratizador em sua essência e o que vejo acontecer em empresas que não estão adotando este processo de mudança é:

  • Demora na realização ou envio de documentos necessários para o bom funcionamento das instituições;
  • Falta de dinâmica em relação ao cliente sobre o serviço prestado;
  • Exaustivas jornadas para que o cliente possa completar o serviço contratado;
  • Perca de tempo para a realização de serviços básicos.

Como já dito anteriormente, processos que geram tempo, têm como prejuízo menos dinheiro entrando é um enfraquecimento do fluxo de caixa, além de deixar o cliente insatisfeito.

 

CASE KBASE

CLIENTE: UNIMED Central RS

 

Problema a ser solucionafo

A Unimed Central é uma Cooperativa do Sistema Unimed RS, que atua desenvolvendo produtos e serviços para o setor de saúde que são destinados às 27 Unimeds Filiadas no estado.

Um dos produtos que as Unimeds já utilizavam era o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Essa plataforma permite compartilhamento de informações clínicas do paciente, entre outros recursos. 

Mas pensando em melhorar e modernizar o atendimento, a Unimed Central transformaria o PEP em uma plataforma que além de disponibilizar informações, faria consultas online através de videochamada.

E foi com essa necessidade que a Kbase se tornou a parceira que ajudaria a tirar a ideia do papel.

SOLUÇÃO APLICADA: 

Solução mais ágil que encontramos foi utilizar o Jitsi, um software de chamada de vídeo com biblioteca open source. Para fazer integração com essa plataforma, desenvolvemos uma API em Node.js com funções de agendamento, controle, autenticações, notificações e comunicação entre interfaces.
 

TECNOLOGIA USADA:

  • Framework NestJS no Node.js;
  • Documentação da API com Swagger (open API 3.0).
  • Banco de dados MongoDB;

RESULTADOS OBTIDOS PELO CLIENTE:

A ferramenta possibilitou atendimento seguro entre médicos e pacientes em meio a crise no sistema de saúde causada pelo COVID-19. O maior benefício é a realização de consultas médicas pelo sistema PEP através de videochamada.

Gostou? Acesse também nossos outros conteúdos!

Preparei para você e para a sua empresa o que considero ser um conteúdo que pode te auxiliar a dar um up nos processos institucionais.

 

tecnologia


Espero que os CASES que eu te mostrei tenham te inspirado a ir além, por isso, gostaria que você conhecesse os serviços da KBASE.

tecnologia

Related Posts

  • javascript atualizações ES2021
  • sistema pdv paquetá
  • atendimento online