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Gestão de Outsourcing de TI: O que é, vantagens e desafios

Nesse artigo você irá entender mais sobre a gestão de Outsourcing de TI, suas vantagens e eventuais desafios, e até que ponto esse serviço pode ser útil e aplicável para a sua empresa.

O Outsourcing de TI é uma prática cada vez mais adotada por empresas que buscam otimizar seus recursos e focar em suas competências principais. Trata-se da terceirização de profissionais da tecnologia da informação através de parceiros especializados.

Inclusive, para as organizações que desejam se manter competitivas em um mercado em constante evolução, adotar essa estratégia pode ser um diferencial significativo. Além de ter um profissional especialista focado nas questões de tecnologia, as demais áreas podem seguir trabalhando em suas atividades ou projetos mais urgentes e de conhecimento interno.

Vamos mais a fundo…

Em outras palavras, o Outsourcing de TI, ou a terceirização de TI, é uma estratégia que permite que empresas tenham acesso a recursos tecnológicos avançados e habilidades especializadas sem precisar investir em contratações CLT, treinamento de pessoal interno e até em infraestrutura tecnológica.

Portanto, em um cenário onde a tecnologia evolui rapidamente e a necessidade de manter sistemas seguros e eficientes é crítica, o Outsourcing de TI surge como uma solução prática. Dessa forma, ele permite que as empresas sigam focadas em suas atividades principais, enquanto especialistas em TI cuidam de aspectos técnicos complexos, desde o suporte de sistemas até o desenvolvimento de software e a gestão de redes.

Siga a leitura para saber sobre gestão do Outsourcing de TI, suas vantagens e desafios!

O que é a gestão de Outsourcing de TI

A gestão de profissionais terceirizados de tecnologia consiste no acompanhamento dos colaboradores externos, contratados de uma empresa que oferece mão de obra especializada para determinada atividade, para realizar funções na empresa.

É um processo complexo que envolve várias etapas e práticas para garantir que o trabalho seja realizado de maneira eficiente, segura e dentro dos padrões de qualidade esperados.

É importante lembrar que o Outsourcing de TI vai muito além da contratação da empresa terceirizada, e o processo de responsabilidade começa muito antes com ações como:

  • Integração e Onboarding;
  • Planejamento e Alocação desses recursos;
  • Definição de ferramentas de Gestão, de Comunicação e de Projetos;
  • Comunicação e Coordenação;
  • Monitoramento e Avaliação de Desempenho;
  • Feedback Contínuo;
  • Compliance e Conformidade;
  • Gestão de Acesso e Privacidade.

Vantagens do Outsourcing de TI

Ainda que possa parecer desafiador, todos os recursos e processos desenvolvidos podem ser aplicados para toda a estrutura da empresa, em diferentes áreas. Além disso, o Outsourcing de TI oferece várias vantagens que podem beneficiar significativamente uma organização.
Aqui estão as 5 principais vantagens do Outsourcing de TI:

  1. Redução de Custos

    Investir na terceirização da infraestrutura de TI ajuda a empresa a reduzir seus custos operacionais, principalmente aqueles relacionados a recrutamento, seleção e treinamento de talentos. Além disso, há a redução de custos relacionados a benefícios trabalhistas e encargos sociais, já que a empresa contratada é responsável por essas despesas, facilitando o aumento ou redução das equipes conforme a demanda dos projetos.
    Com a terceirização, esse tempo gasto e os custos relativos a essas atividades serão drasticamente reduzidos.

  2. Aumento da Produtividade

    Ao contratar uma empresa de TI, é possível concentrar-se nas suas competências principais e atividades estratégicas, delegando tarefas técnicas e operacionais a especialistas terceirizados. Isso faz com que a empresa potencialize a sua produtividade e também alivia a carga de gerenciamento de equipes técnicas internas, permitindo uma melhor alocação de recursos sem precisar reestruturar a equipe interna.

  3. Otimização de Tempo

    Quando a empresa terceiriza seus serviços de TI, as solicitações de suporte técnico interno são solucionadas de maneira mais ágil. Dessa forma, os colaboradores ficam menos tempo “improdutivos” esperando que o problema seja resolvido. Além disso, empresas especializadas em Outsourcing de TI muitas vezes têm processos bem definidos e otimizados para entrega de projetos, e utilizam-se de metodologias ágeis que aceleram a entrega de projetos e melhoram a qualidade dos resultados.

  4. Acesso a Ferramentas e Tecnologias Avançadas

    Com uma empresa responsável pelo departamento de TI, a contratante passa a ter acesso às mais recentes novidades, recursos, ferramentas e tecnologias avançadas relacionados à área. Por tanto, ganha-se vantagem competitiva não só no tipo de tecnologia aplicada como também a inovações contínuas trazidas pela empresa terceirizada, que investe em novos métodos e tecnologias para se manter à frente da concorrência.

  5. Qualidade, Comprometimento e Redução de Riscos

    São muito importantes os Acordos de Nível de Serviço (SLAs). O estabelecimento de SLAs define claramente as expectativas de desempenho e qualidade, garantindo que os fornecedores estejam comprometidos com a entrega de resultados de alta qualidade. O monitoramento e avaliação contínua do desempenho dos profissionais também é necessária para assegurar que os objetivos do projeto sejam cumpridos.

Essas vantagens tornam a terceirização de profissionais de tecnologia uma estratégia atraente para muitas empresas, permitindo que elas se mantenham competitivas e inovadoras em um mercado em constante evolução.

Saiba mais sobre o serviço de Outsourcing de TI da Kbase.

No entanto, essa transição não é isenta de desafios, e é crucial entender e planejar cuidadosamente para garantir o sucesso da parceria. Por isso, veja a seguir quais os principais desafios nessa implementação.

Gestão de Outsourcing de TI

Desafios do Outsourcing de TI

Como falamos acima, a implementação do Outsourcing de TI pode trazer inúmeros benefícios, no entanto, é possível usufruir mais das vantagens desse tipo de serviço quando se realiza previamente um estudo aprofundado das condições da empresa, o que deseja melhorar ou implementar e em que ponto da transformação digital se encontra, e garantir assim a integridade dos projetos.

Alguns dos principais desafios são:

  • Alinhamento estratégico e Cultura Organizacional:

Um dos maiores desafios na implementação do Outsourcing de TI é garantir que o profissional alocado esteja alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. Por isso, a parceria deve ser construída sobre uma compreensão clara das metas de negócio e a cultura da empresa, já que diferenças culturais podem afetar a forma como a equipe trabalha e se comunica.
Dessa forma, a falta de alinhamento pode resultar em serviços de TI que não suportam adequadamente os objetivos do projeto, levando a um investimento ineficaz.

  • Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade

Outro desafio significativo é a gestão de riscos e a segurança da informação. Ao terceirizar serviços de TI, as empresas precisam garantir que seus dados e sistemas estejam protegidos contra ameaças externas e internas. Isso envolve a escolha de um fornecedor que esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações relevantes, especialmente em setores altamente regulamentados. Além disso, se recomenda a criação de acordos de nível de serviço (SLAs) que estipulam padrões de segurança claros e responsabilidades em caso de violações.

  • Controle de Qualidade

É sempre importante realizar o seguimento dos padrões de qualidade em TI, dos itens de segurança de dados às métricas aplicadas para avaliar os serviços, evitando a perda da confiabilidade na empresa contratada ou no profissional alocado, em qualquer etapa do processo. Por isso, o acompanhamento próximo do projeto assegura que o trabalho realizado atenda aos padrões de qualidade da empresa. Assim, é possível manter a consistência na entrega de resultados e sem o risco de gerar conflitos por falta de comunicação, compreensão ou verificação de alguma ação da empresa contratada.

Desde 2004 a Kbase busca inovar o tradicional Outsourcing de TI e desenvolveu a melhor forma de atender os clientes em cada uma de suas necessidades de equipe e projetos.

Nosso serviço de Outsourcing segue uma metodologia personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Entregamos o profissional ideal no momento certo, garantindo que atenda todas as demandas do cliente. Cada cliente recebe um Dossiê completo do profissional, contendo as informações essenciais para uma decisão assertiva de contratação.

Selecionamos os profissionais mais qualificados tanto em habilidades técnicas quanto comportamentais, garantindo que estejam alinhados com a cultura e os objetivos do projeto do cliente. Além disso, oferecemos apoio técnico interno para aprimorar suas habilidades técnicas e suporte para desenvolver habilidades sociais e comportamentais.

Acompanhamos de perto a performance do profissional junto ao cliente, realizando feedbacks em intervalos de 45 e 85 dias, e avaliações de desempenho e Planos de Desenvolvimento Individual a cada 6 meses. Desenvolvemos os PDIs dos profissionais de acordo com os feedbacks recebidos e as necessidades do cliente ou projeto.

Portanto, quando identificamos pontos de melhoria nos feedbacks, implementamos planos de ação e acompanhamos de perto a evolução do profissional junto ao cliente. Assim, garantimos a excelência na entrega do serviço de outsourcing.

Zuleica Kleber – Coordenadora da Unidade de Outsourcing de TI da Kbase

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Entre em contato e vamos conversar mais sobre os seus objetivos de negócio.

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