Business Intelligence é uma estratégia que surgiu para facilitar o trabalho das empresas de diferentes setores que precisam lidar diariamente com um número infinito de dados. Isto porque elas armazenam desde informações sobre produção, horas de trabalho das máquinas e colaboradores até índices de vendas e atendimentos. Assim, são milhões de referências sobre o negócio que, na maioria dos casos, ficam registrados em bases de dados distintas.
Dessa forma, surgem com mais frequência dificuldades como a falta de histórico para auxiliar na tomada de decisões. Além da ausência de análises sobre os mesmos indicadores e inexistência de unificação das informações.
É neste cenário que o Business Intelligence (BI) se encaixa. Ele permite que os dados sejam condensados e analisados de maneira útil e inteligente. De forma geral, BI é um processo com várias etapas para transformar dados brutos em informações relevantes para o negócio. Assim, auxilia diferentes setores de uma empresa na tomada de decisão. Porém, antes de se obter os dados prontos para a essa finalidade, é necessário entender o negócio, bem como o funcionamento da empresa.
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Como o Business Intelligence é aplicado
Entre as principais vantagens de aplicar estratégias de BI em um negócio está a unificação de entendimento, pelos responsáveis de diferentes setores da empresa, sobre as regras e indicadores que serão usados como referência para mensurar e avaliar desempenhos. Além disso, ferramentas de BI permitem visualizar informações recentes e históricos de atividades. Inclui-se, ainda, a possibilidade de realizar projeções para os próximos períodos, sendo esse um dos principais ganhos.
Assim, quando uma organização precisa melhorar sua gestão e planejar o desenvolvimento de ações estratégicas, escolhendo o BI como mecanismo para isso, inicia-se uma entrevista com pessoas-chaves de cada uma das áreas da empresa.
Nesta etapa, são coletados dados, indicadores, dimensões e regras de negócios. Este levantamento é feito por um Product Owner (PO) ou por profissionais das áreas comercial ou pré-vendas. Tudo isso será a base para fazer a modelagem do Data Warehouse (DW), uma estrutura de banco de dados para unificar e centralizar as informações.
Em seguida, o resultado da entrevista é encaminhado para o profissional de BI. Ele tem conhecimento específico para atender às demandas de análises necessárias. Sua função é fazer a relação de cada uma das áreas que apresentam as informações que serão analisadas com os resultados, construindo assim a matriz dimensão X indicador. Com a matriz definida, será realizada a criação das tabelas do DW, a identificação das fontes de origem dessas informações e quais delas precisam ser analisadas.
Assim, é possível inserir os dados no DW. Nesta etapa, estão incorporadas a extração, a transformação e o carregamento das informações, também chamado de Extract Transform Load (ETL). Logo após isso e com os dados disponíveis, cabe a criatividade e o conhecimento do profissional para criação dos insights nos dashboards (painéis de controle) e dos relatórios solicitados.
Importância das análises dos usuários para apresentação dos dados
Com base nas informações e análises realizadas, são definidas as maneiras de apresentação destes gráficos para mostrar em tela o que acontece na empresa. Assim, pensando sempre no que será melhor compreendido pelo usuário comum ou pelo cliente que poderá enxergar esses dados e o status das ações.
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Um ponto muito importante a ser levado em consideração nesta etapa é conhecer o tipo da análise dos seus usuários. Assim, é possível saber que tipo de apresentação é melhor para que compreendam os dados que são apresentados. Com base nisso, define-se o modelo de relatório que deve ser disponibilizado. A seguir, algumas das possibilidades de análise que podem ser consideradas.
– Análises Ad-Hoc: o próprio usuário gera consultas de acordo com suas necessidades. Dessa forma, ele pode fazer outras análises, cálculos e buscas dinâmicas.
– Análises padronizadas: fornece algumas possibilidades de mudanças no relatório, porém de maneira mais restrita.
– Análises customizadas: deseja ver o relatório totalmente concluído sem possibilidade de alteração.
Por fim, com as visões e relatórios disponibilizados pelas ferramentas de BI, as respectivas áreas vão conseguir fazer suas análises. Isto porque estes diagnósticos incluem informações pontuais para auxiliar na tomada de decisões e projetar o que vai acontecer em determinado período.
Ferramentas de Business Intelligence
Para que estas estratégias de BI possam ser colocadas em prática, algumas ferramentas digitais podem auxiliar e tornar o serviço mais ágil. Entre as mais utilizadas estão:
– IBM Cognos
– Oracle Business Intelligence
– Pentaho
– QlikView
– SAP BI
– Tableau
Fontes:
https://www.oficinadanet.com.br/post/13153-o-que-e-business-intelligence
https://rafaelpiton.com.br/blog/o-que-e-bi-business-intelligence/
http://www.advtecnologia.com.br/veja-5-vantagens-do-business-intelligence-para-sua-empresa/
https://cursos.alura.com.br/career/business-intelligence
https://musardos.com/modelo-de-consultas-e-relatorios-ad-hoc-para-sistemas-de-bi/
https://www.eng.com.br/artigo.cfm?id=6181
Artigo escrito por Tatiane Machado, desenvolvedora na Kbase.