_Blog_

Blog

Outsourcing em TI: o desenvolvimento da parceria entre Kbase e Grendene

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Artigos, Cases, Clientes, Destaque, Mercado, Serviços
featured image

O investimento em tecnologia da informação no Brasil está em constante crescimento. Desse modo, a dificuldade para encontrar mão de obra qualificada também cresce. Por isso o serviço de outsourcing em TI vem sendo uma importante estratégia para a Kbase. 

Em 2020, o quadro de funcionários alocados em clientes cresceu 50% . Esse crescimento é resultado da conquista de novos parceiros e também de renovações com os de longa data, como a Grendene

A Grendene é uma empresa brasileira do setor calçadista e dona de marcas como Grendha, Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, entre outras. 

O assunto que será abordado aqui é a parceria que desenvolvemos junto com este cliente. Você irá acompanhar a trajetória até o início da nossa parceria em outsourcing. E para explicar tudo direitinho, faremos uma linha do tempo.

A Kbase nasceu do Progress

Antes de tudo, entenda porque a Kbase nasceu do Progress. Tudo começou na extinta Datasul, uma multinacional pioneira no desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão empresarial, para a qual os fundadores faziam consultoria como programadores.

E nessa época eles prestavam serviços pontuais para diversas empresas que utilizavam sistemas ERP, sendo a Grendene uma delas. 

Alguns anos se passaram e em 2004 a Kbase veio ao mundo. Como a linguagem utilizada na Datasul era o Progress, a Kbase nasceu com conhecimento de sobra nesta linguagem de programação. Assim, em pouco tempo já contava com uma equipe de alto nível.

erp progress datasul

Kbase e Grendene

Por consequência dessas experiências, em 2008 a equipe da Kbase ministrou treinamentos para que a Grendene montasse o seu próprio time Progress. 

Mas após este projeto, uma nova oportunidade surgiu apenas em 2013 através de uma concorrência. No entanto, se tratou de uma disputa acirrada que a Kbase não venceu.

Apesar disso, o time de vendas seguiu trabalhando em estratégias que resultaram no projeto de implantação da fábrica de matrizes em 2015.  A participação neste projeto abriu portas por conta da sinergia entre as equipes e qualidade nas entregas. 

SAIBA MAIS: OUTSOURCING EM TI – CASE TUMELERO

O início da parceria em outsourcing

Como resultado dessa trajetória, em 2017 se iniciou a parceria em outsourcing com um colaborador alocado na Grendene.

O Luiz Felipe está lá desde então, a cada dia mais alinhado com a cultura da empresa. 

“Eu comecei a trabalhar na Grendene em Setembro de 2017. As primeiras impressões foram ótimas e a equipe foi super parceira para passar os conhecimentos. 

O ambiente sempre foi bom, onde sempre que precisei de ajuda a obtive de forma rápida e fácil.”

🗣 Luiz Felipe – Programador na Kbase

a importância do feedback para o outsourcing em tecnologia

A importância da comunicação 

O serviço de outsourcing é desafiador em diversos aspectos. Mas por outro lado, proporciona experiências valiosas e evolutivas. E um dos maiores aprendizados vem sendo sobre a importância da comunicação.

Atualmente a Kbase mantém o relacionamento através de contatos cíclicos e feedbacks, a fim de desenvolver relações baseadas na transparência. 

A Kbase nos atendeu pela gestão voltada ao cliente,

percebendo facilmente o melhor modelo de trabalho e negociação de algo que pode/deve ser alterado.

É uma empresa comprometida, parceira e transparente em todos os trabalhos realizados.”

🗣 Enio Moroni – Supervisor de TI na Grendene

Sobretudo, a reflexão que fica é sobre a importância de priorizar feedbacks com clientes e colaboradores. Afinal, é uma forma de avaliar a efetividade de estratégias e ações.

SAIBA MAIS: OUTSOURCING EM TI – A EVOLUÇÃO DA PARCERIA ENTRE KBASE E MBM

Related Posts

  • javascript atualizações ES2021
  • outsourcing de ti
  • DevOps
  • cultura de engajamento