Integração de sistemas: Onde aplicar e como fazer

A integração de sistemas é o processo de conectar diferentes sistemas de TI, plataformas e softwares para que possam funcionar como uma única unidade coesa. Esse processo permite que sistemas independentes troquem dados e trabalhem juntos para alcançar uma funcionalidade mais ampla e unificada. Veja como funcionam as diferentes integrações, onde aplicar e como fazer na sua empresa!

Conforme uma organização se desenvolve, novos sistemas são incorporados pelos diversos setores de trabalho, o que faz surgir a necessidade da troca de informações entre todos eles e garantir que a rotina produtiva siga acontecendo de forma simples e eficaz. E é aí que entra em cena a integração entre sistemas, uma solução para otimizar as rotinas operacionais, aumentar a produtividade e reduzir erros humanos.

Este processo normalmente é feito entre um sistema legado (aquele que a empresa já utiliza mas que não atende mais a todas as suas necessidades) e outros sistemas como os web/mobile que darão mais capacidade de desempenho e organização aos negócios, resultando em menos burocracia, redução de custos e ajudando a melhorar a tomada de decisão. No dia a dia das empresas, a integração garante melhor comunicação e circulação das informações entre os setores para aumentar também o alinhamento de estratégias operacionais.

SAIBA MAIS: Software de gestão logística: Como a NEOgás reduziu perdas e custos

Como a integração acontece na prática

Para uma integração bem sucedida é preciso que alguns passos sejam seguidos pela equipe de TI que estará à frente do processo. De forma geral, ela acontece a partir de planejamento, execução, checagem e ação.

Definir Objetivos: Identificar o propósito da integração (automatizar processos, sincronizar dados, melhorar experiência do usuário, etc.).

Planejar e Mapear Dados: Mapear como os dados serão compartilhados entre os sistemas, definindo campos e formatos compatíveis. É nesta etapa que todos os sistemas que a empresa utiliza serão verificados pelos especialistas. Eles irão analisar os níveis de compatibilidade entre eles, a necessidade de incorporar ou desenvolver outros sistemas para atender as demandas do negócio e ainda se a rede comporta o projeto. A partir disso, um cronograma com objetivos e metas pode ser criado.

Configurar a Integração e Testar: Configurar a solução escolhida e realizar testes para garantir que os dados são trocados corretamente. É quando o projeto começa a acontecer na prática. Muitas vezes, a integração é feita de forma fracionada para que os processos sejam estruturados aos poucos sem interferir no dia a dia da empresa.

Monitorar e Manter: Nesta etapa inicia-se o monitoramento dos sistemas, para avaliar se foram devidamente integrados e se existe algum erro estrutural, operacional ou de fluxo dos dados entre softwares. É hora de avaliar também se os objetivos e metas traçados no cronograma foram alcançados.

Para finalizar, os relatórios de avaliação e de monitoramento da integração são analisados pelos gestores para definir se está tudo funcionando como o previsto ou se há necessidade de corrigir possíveis falhas.

BAIXE AGORA – [CHECKLIST]: Porque desenvolver um software personalizado

Exemplos de integração de sistemas:

  • Integração de ERP e CRM: Quando o sistema de gestão empresarial (ERP) é integrado ao sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), informações de vendas, pedidos e estoque podem ser atualizadas automaticamente nos dois sistemas.
  • Integração de APIs: Muitas vezes, a integração é feita através de APIs (interfaces de programação de aplicações) que permitem que sistemas de diferentes plataformas compartilhem dados de forma segura e estruturada.
  • Integração de sistemas legados: Sistemas antigos e não integrados podem ser conectados a sistemas mais novos, garantindo que informações antigas sejam aproveitadas.

Pensa em integrar os sistemas da sua empresa? Quer entender mais sobre o que podemos fazer por você e seus desafios tecnológicos?

Entre em contato e vamos conversar!

Compartilhe:

Pesquisar

Categorias

Últimos posts

BANNER-DESTAQUE-Integração-de-sistemas

Integração de sistemas: Onde aplicar e como fazer

Produtividade da equipe de TI

Como avaliar a produtividade da equipe de TI?

Ciclo de vida do software por que é importante saber

Ciclo de vida do software: Por que é importante saber?

Cultura de Inovação na Nova Economia

Cultura de Inovação: Estratégias para liderar a transformação digital

Mulher desenvolvendo um código no computador

Mulheres no mercado de TI

Grupo de pessoas trabalhando em computadores

Gestão de Outsourcing de TI: O que é, vantagens e desafios

Artigos e Notícias

Integração de sistemas: Onde aplicar e como fazer

Produtividade da equipe de TI

Como avaliar a produtividade da equipe de TI?

Ciclo de vida do software: Por que é importante saber?

Cultura de Inovação na Nova Economia

Cultura de Inovação: Estratégias para liderar a transformação digital

Quer nos contar mais sobre o desafio da sua empresa e solicitar orçamento para algum dos serviços oferecidos?