_Blog_

Blog

Progress: Ferramentas FREE – HTMLDIC

Tags:, , , , , , , , Artigos, Destaque, Tecnologia
featured image

Navegando pela internet, encontramos diversas ferramentas free que podem nos ajudar no dia a dia. Hoje, vamos falar sobre o HtmlDic, um criador de páginas web de meta-esquemas compatível desde a versão 8 do Progress. Esses programas permitem mapear os bancos de dados conectados e gerar webpages com as informações.

Uma versão dele pode ser encontrada no http://www.oehive.org/project/htmldict, mas para acessar precisa ser cadastrado. Para facilitar, deixamos uma versão no nosso site aqui. O HtmlDict é baseado na versão atualizada de 3 de outubro de 2002 de Jeff Pilant que, por sua vez, foi baseado na versão original de Tom Bascom, datado de 11 de janeiro de 1996.

SAIBA MAIS: CONSUMIR WEBSERVICES REST UTILIZANDO PROGRESS? YES, WE CAN!

Você deve estar se perguntando: ”Por que vou utilizar um o HtmlDic se o Progress tem um dicionário?” Muitas vezes, já deve ter aberto o dicionário padrão e encontrou dificuldade ou falta de praticidade no uso dele, por exemplo, para consultar apenas um Field da tabela por vez. Com o HtmlDic podemos ter todas as informações da tabela na mesma tela, o que antes era possível com um “Detail Table Report” em TXT, conforme as próximas imagens, o que também não é nada prático.

progress

progress

Além de poder utilizar todas as vantagens do Navegador, como “pesquisar”, tanto nas tabelas quanto nos fields da tabela que estiver aberta, o HtmlDic tem uma página de “CrossIndex”, que relaciona as tabelas pelo nome dos campos (essa opção será mostrada mais adiante).

progress

Outra pergunta que você deve estar se fazendo agora é: “E qual é a desvantagem do HtmlDic?” Sim, existe uma desvantagem. Ela surge pelo fato de ele ser gerado e não ser “on-line”. Depois de toda alteração do banco, ele deve ser gerado novamente. Porém, a seguir vamos mostrar como criar um ícone de execução automática.

BAIXE AGORA: Checklist como se certificar que um software web mobile trará ganhos para o seu negocio

No “pacote”do HtmlDic, você encontrará dois principais programas: o launch.p, programa que chama o HtmlDict.w, e o próprio HtmlDict.w, que é o front-end. Além dos arquivos de Help/História do HtmlDic (HtmlDict.txt) e Configuração (readme.txt).

progress

Execução

1. Baixe o arquivo aqui descompacte o .zip
2. Abra o editor do Progress
3. Coloque o diretório do HtmlDic no Propath

progress

4. Conecte os Bancos que você deseja o Dicionário, neste artigo utilizaremos o Banco Sports.

progress

5. No editor, basta simplesmente executar o launch.p

run launch.p

6. Abrirá o gerador (HtmlDict.w)

progress

Nesse programa você seleciona os bancos que serão lidos para gerar o dicionário e também como e onde serão gerados os arquivos, além de outras configurações.

7. Clicar em “Generate” e os arquivos serão gerados no diretório selecionado.
8. Se estiver marcado “Show HTML after generating process” o Dicionário será aberto.

Utilizando o Dicionário

Abra o diretório onde foram gerados os arquivos e encontre 00-index.html e abra esse arquivo no seu navegador de preferência.

progress

Selecionando uma tabela, nesse caso a “Customer”, teremos todas as informações em uma mesma tela.progress

Conforme comentamos anteriormente, aqui está um exemplo do Cross Index. Ao lado da coluna “Field Name” é apresentada a Coluna “X”. Clicamos na field “Cust-Num”, abrirá uma nova página mostrando que esse mesmo nome de field estão nas tabelas “Customer”,“Invoice”,“Order” e“Ref-Call”.

progress

Execução Automática

A partir do build 009 é possível deixar o HtmlDict rodar automaticamente. Para isso, você precisa criar um atalho para HtmlDict.w e fornecer as opções desejadas na string-param.  Possíveis opções são:

progress

As configurações podem ser especificadas dentro da string-param, separadas por espaços. Exemplo de Atalho: …prowin32.exe -db C:\data_base\sports -1 -pf C:\Progs\htmldic\dic.pf

progress

*Artigo desenvolvido por Alexandre dos Santos, analista da Kbase

Referências:

http://www.oehive.org/project/htmldict

Related Posts

  • sistema Kanban
  • Indústria 4.0
  • Tecnologia da Informação
  • Sites híbridos ou PWA