_Blog_

Blog

Como os sistemas legados ganham vida extra com suporte e sustentação

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , Destaque, Institucional, Serviços No comments
featured image

Atualizar ou melhorar softwares é processo recorrente em várias empresas para dar longevidade às plataformas digitais que já utilizam em seus processos de trabalho e que não foi feito sob medida para suas necessidades. Periodicamente, estes sistemas legados precisam de acompanhamento por uma equipe de suporte e sustentação para manter suas funcionalidades ativas.

Novas necessidades do negócio e a incorporação de outras tecnologias podem exigir mudanças nestes sistemas e isso representa um desafio para os profissionais de TI que precisam manter a performance das plataformas.

BAIXE AGORA: COMO A AUTOMAÇÃO REDUZ CUSTOS NA EMPRESA

Existem alguns fatores que identificam quando um sistema é legado, mas essa definição é dada principalmente àqueles que foram desenvolvidos há mais tempo e dos quais a empresa não pode se desfazer, pois têm fundamental importância para seus processos. Além disso, eles apresentam características como dificuldade de manutenção por falta de mão de obra específica, falta de documentação sobre o desenvolvimento do sistema e redução de sua vida útil por causa de tecnologias ultrapassadas que foram usadas em sua criação.

sistemas legados

Assim, conforme a empresa atualiza seus objetivos e estratégias de negócio é preciso fazer com que este sistema também acompanhe a evolução. Para isso, é preciso contar com profissionais capazes de identificar os problemas das plataformas e como elas podem ser atualizadas para se tornarem mais eficazes.

A importância de melhorar e integrar sistemas legados

Acrescentar ou modificar códigos, rever linguagens ou integrar sistemas estão entre as melhorias que podem ser realizadas constantemente pelos profissionais de TI que realizam suporte e sustentação para os sistemas legados. Assim, conseguem tirar o máximo proveito das plataformas utilizadas pelas empresas. Ao adotar novas tecnologias para atuar em conjunto com os sistemas legados, é possível otimizar processos, aumentar a produtividades e reduzir custos.

Seja com uma equipe própria ou com profissionais que atuam por outsourcing, isso pode ser feito através de modularização, testes automatizados ou a inclusão de metodologias ágeis para gestão de equipes e projetos.

SAIBA MAIS: INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS AUMENTA PRODUTIVIDADE DE EMPRESAS

No entanto, há casos em que a evolução do sistema legado para atender às novas exigências da empresa para se adaptar ao mercado não é suficiente. Por isso precisa contar com a integração a outro sistema para ser mais eficaz e garantir a continuidade dos serviços sem prejudicar a produtividade das equipes.

A integração destas plataformas pode ser feita a sistemas roteirizadores, ERPs ou gerenciadores de risco, conforme o objetivo da empresa. Sempre pensando em como tornar o processo mais eficiente ao transferir ou compartilhar dados automaticamente, sem intervenção humana e com maior capacidade de reduzir falhas e custos.

Além disso, a integração a outras plataformas traz benefícios que somente o sistema legado não seria capaz de oferecer, como:

– Maior performance da cadeia operacional;

– Capacidade de aumentar a receita;

– Otimização de processos;

– Melhor integração entre setores da empresa;

– Mais agilidade às tarefas

– Monitoramento mais eficaz da infraestrutura informacional da empresa.

Related Posts

  • java
  • suporte-sustentacao-AMS
  • outsourcing
  • suporte e sustentação de sistemas

Add your comment