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Chatbot: como um robô pode ser útil para sua empresa

Mesmo que não tenha percebido, provavelmente você já foi atendido por um robô. Essa relação pode ter acontecido nas redes sociais, aplicativos e sites de marcas que você se relaciona. Executada por um chatbot, essa comunicação pode ser útil para empresas de vários setores. Isso porque, quanto mais a inteligência artificial (IA) é utilizada, mais ela se aperfeiçoa para melhorar a experiência do usuário.

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Este aprimoramento da IA permite que as necessidades do cliente sejam captadas com mais precisão e contribuam para o desenvolvimento de ações estratégicas.

A seguir, veja como o chatbot funciona e como pode ser útil para sua empresa.

Como o chatbot utiliza a inteligência artificial

Se você ficou se perguntando como que um robô consegue responder a seus questionamentos, agora a gente explica como isso acontece. Essa é uma função inerente ao chatbot graças à inteligência artificial. Porém, existem duas formas deles serem colocados em prática.

A primeira acontece quando os bots contam com diálogos pré-definidos. Assim, sempre que for solicitado, faz uma análise da melhor resposta. Nesta situação, quando o robô é limitado aos comandos que recebe durante a navegação do usuário que interage com ele, sua ação é restrita a um universo reduzido de perguntas e respostas.

A segunda forma de usar chatbot é quando o cenário anterior não é suficiente para atender à demanda. Dessa forma, eles são programados para compreender a linguagem do usuário e interpretar as variações do diálogo. Isso acontece através de redes neurais desenvolvidas com base matemática na estrutura neural de organismos inteligentes (nós). Como ela é baseada em experiência, o uso frequente aprimora sua inteligência e cada vez mais aumenta a assertividade no contato com questionamentos. Neste caso, a preocupação do usuário em enviar comandos exatos também reduz. Isso porque o robô tem sua inteligência artificial aprimorada e interpreta frases que demonstrem sua intenção.

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Este aprimoramento também traz vantagens para quem desenvolve os bots. Isso porque elimina a construção de todas as interações e fluxos conversacionais possíveis. No lugar disso, determina intenções para serem utilizadas pelos provedores de IA que, por sua vez, irão interpretar os diálogos do bot e emitir as respostas necessárias.

Assim, com essa praticidade que a IA oferece, o chatbot pode envolver-se com mais assuntos e ter mais funcionalidades. Tudo isso com menor esforço do time de desenvolvedores e maior potencialização da eficácia dessa ferramenta.

Chatbot com ou sem IA?

Se analisarmos pela capacidade de lidarem com instruções, a escolha do tipo de bot mais adequado à empresa depende dos objetivos do negócio em que será aplicado. Assim, tanto o que se baseia em regras pré-definidas quanto o que é construído com inteligência artificial pode ser utilizado. Então, se o propósito é uma comunicação com respostas simples e diretas, não há necessidade de implementar IA no chatbot.

Mas se você está se perguntando como pode um robô interagir sem uma inteligência aprimorada, a resposta está na programação. Assim, sua construção é baseada em uma estrutura com regras específicas, chamada de árvore de navegação ou árvore de diálogo.

Esta estrutura é a mesma empregada em jogos eletrônicos em que o jogador interage com um personagem não jogável e precisa fazer escolhas para dar andamento à partida. Dessa forma, o robô que faz a interação só atende a comandos específicos e só responde com algo previamente mapeado. E não há nenhum problema em ter um bot assim, porque como falamos, tudo depende do objetivo.

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Exemplos de como o chatbot sem IA pode ser aplicado são tarefas direcionadas ao atendimento ao cliente. Entre elas, a emissão de segunda via de um boleto, pedidos online e o acompanhamento da encomenda.

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Se desta forma a ferramenta já é útil, com o uso de inteligência artificial pode se tornar ainda mais importante para o negócio.

Com recursos mais complexos, os bots com IA conseguem aprender de acordo com as interações que são estimulados a fazer. Ou seja, adquirem experiência a cada conversa com o usuário e melhoram seu engajamento.

Vantagens de usar chatbots com IA

Uma das vantagens de contar com um chatbot com inteligência artificial é que se torna mais inteligente com o tempo. Isso porque ele se baseia em probabilidades estatísticas para a construção de suas respostas. Uma vez aprendida, a aplicação lembrará sempre do conceito. Por isso, quanto mais utilizada, maior será a sua experiência. Mas os benefícios não param por aí. Além disso, os dados e resultados das conversas que acontecem por ele podem ser aproveitados por todos os setores de uma empresa.

Assim, as vantagens encontradas com essa ferramenta são:

– Oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;

– Agilizar atendimentos;

– Estar presente em múltiplos canais de atendimento;

– Fornecer respostas em tempo real;

– Adaptar-se aos perfis do público;

– Coletar mais dados sobre os clientes;

– Redução de tráfego no SAC;

– Melhorar processos internos;

– Fidelizar clientes;

– Fortalecer a marca.

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