Com o mercado bem aquecido, muitas contratações e projetos ocorrendo, cria-se a utopia de que o mercado como um todo está dessa forma. No entanto, na prática não é bem isso que está acontecendo. Em decorrência de algumas rodadas de visitas que fiz em clientes e prospects, falando sobre o orçamento para a Tecnologia da Informação em 2019, resolvi escrever sobre o assunto.
Com análise do mercado, ainda vejo que uma boa parcela das empresas está com dificuldades de receber verbas para investimentos na TI. Em muitas delas, o investimento na área se manteve o mesmo do ano passado (2018).
E qual é o problema de receber o mesmo investimento do ano passado?
O problema é que o poder de compra da área cai 8,5%. Isso porque, segundo o IGP-M, a inflação sobre o setor de TI obteve esse índice. Ou seja, o valor de execução de projetos também pode ter aumentado esse percentual (com média de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos :P).
Levando em conta que a demanda por tecnologia da informação está cada vez maior e o orçamento cada vez menor, me parece que algo nessa conta não fecha. E realmente, os gestores da área estão precisando se desdobrar para conseguir atender essa complexidade de cenário.
Com o orçamento sendo desvalorizado e as empresas ainda com dificuldades em entender o que a TI pode ajudar estrategicamente, fica fácil assimilar porque ainda ouvimos muito falar que a área da TI só serve para resolver problemas.
Em contra partida, estamos vivendo uma onda de tecnologia: IA, métodos ágeis, UI e UX, Lean, Managament e Indústria 4.0, que estão ajudando as empresas se diferenciarem do mercado com o poder da TI.
Mas isso parece muito distante de uma parcela considerável de companhias, ao menos as gaúchas. Por isso, posso falar esse é o maior foco da minha atuação. Então, como reverter esse cenário? Estamos diante de dois caminhos:
- A alta gestão inicia esse mindset na companhia e inicia a mudança ágil;
- O responsável de TI terá que iniciar um trabalho de formiguinha (que devemos concordar que é o que acontece na maioria dos casos).
Considerando que você é que nem eu: gosta de desafios, está pronto pra ajudar a empresa a evoluir e é persistente, precisa construir uma cultura de investimento e inovação, segue abaixo algumas pistas de como mudar essa visibilidade:
1) Sempre existe um backlog gigantesca para a área de TI resolver. Isso, muitas vezes, nem é analisado por não existir nenhum tipo de orçamento para isso. É nesta lista enorme de tarefas que você pode encontrar grandes problemas, mas que podem ser resolvidos de formas bem simples.
2) Gerar ROI entrega visibilidade para o projeto e para a tecnologia da informação (os pequenos do item 1 aqui de cima também são importantes). Apresentar esse projeto para os seus gestores e com números consistentes para dar a visibilidade necessária. E ainda comunicar esses ganhos depois do projeto executado.
3) Começar a estipular pequenas metas para a semana. Entre elas, instituir reuniões diárias, e relatórios de entregas versus o que eles geraram de ganhos. Além de dar a visibilidade interna para essas pequenas conquistas e gerar valor para a área como um todo.
4) Posicionamento e comunicação: a maior parte do tempo o foco é resolver problemas. Mas o que não se pensa é o resultado que essa resolução traz. Ou ainda a falta de preocupação da imagem que esse tipo de comportamento traz para outras áreas. Isso pode diminuir o reconhecimento e a percepção de entrega de valor e inovação que a área tem condições de trazer.
Espero que com esse texto eu tenha conseguido gerar algum insight para você poder aplicar na sua realidade.
Um abraço.
*Artigo escrito escrito por Luana Knob, executiva de relacionamento da Kbase.