A Tele Consulta da Unimed é uma ferramenta que foi desenvolvida pela Unimed Central, com o objetivo de realizar atendimento virtual e se aproximar dos pacientes em meio a atual crise no sistema de saúde.
A Kbase atuou no desenvolvimento web mobile do projeto. Além de um desafio técnico, foi também o primeiro entregue com a empresa inteira em home office.
Tópicos que você vai encontrar aqui:
- O que é telemedicina
- Os impactos do COVID-19
- Desafios e planejamento do projeto
- Principais tecnologias
- A entrega do projeto com o time em home office
Unimed Central
Primeiramente, você certamente já ouviu falar da Unimed, mas o desenvolvimento da Tele Consulta partiu da cooperativa do Sistema Unimed RS – Unimed Central – que atua desenvolvendo produtos e serviços para o setor de saúde que são destinados às 27 Unimeds Filiadas.
O que move o negócio é fomentar o desenvolvimento dessas filiadas, para que possam melhorar a remuneração dos seus cooperados. Sendo que uma das formas de fazer isso é usar tecnologias modernas a fim de trazer inovações no atendimento.
Antes de entrar em explicações mais técnicas, é importante que você entenda também o que é e para que serve o serviço de telemedicina.
O que é telemedicina
A telemedicina é uma especialidade médica que tem a finalidade de disponibilizar serviços a distância para o cuidado com a saúde, isso ocorre por meio de tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde.
Por exemplo, na Unimed essa especialidade já vinha sendo utilizada através do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A plataforma do PEP permite compartilhamento de informações clínicas do paciente, entre outros recursos – isso tudo de forma digital.
Foi pensando em melhorar e aproveitar ainda mais esse recurso que surgiu a ideia de utilizar o PEP para realizar consultas online. Inicialmente, a intenção era oferecer atendimento contínuo, para que o paciente não precisasse retornar ao consultório sem que houvesse necessidade.
Os impactos do COVID-19
No entanto, a telemedicina não era um sistema totalmente liberado pelas autoridades.
Logo que o vírus se espalhou e impactou principalmente o sistema de saúde, o Ministério da Saúde, CFM, ANS e o Senado liberaram o uso da telemedicina.
Assim, a ideia de transformar o PEP em uma plataforma de atendimento retomou com outro foco: evitar contato físico e amenizar os riscos de espalhar o COVID-19.
Contudo, o projeto era de extrema urgência e a Kbase entrou no desafio para atuar no desenvolvimento web mobile.
SAIBA MAIS: OUTSOURCING EM TI – A EVOLUÇÃO DA PARCERIA ENTRE KBASE E MBM
Desafios e planejamento do projeto
“Um dos principais recursos, que demonstrou empenho e estudo da equipe da Kbase,
foi a implementação em todas as plataformas mobile. “
🗣 Leandro Schmitz – Gerente de TI da Unimed Central
O objetivo era construir uma nova ferramenta dentro do PEP teleconsulta com a finalidade de levar o paciente para uma vídeo chamada onde aconteceria o atendimento médico. Em virtude da urgência em colocar o sistema no ar, o maior desafio foi encontrar soluções rápidas.
Sendo assim, o melhor caminho encontrado foi utilizar um software de chamada de vídeo com biblioteca open source chamado Jitsi. Essa tecnologia possibilitou o uso do código aberto para construção de uma integração, onde foi desenvolvida uma API com as funções de:
- Recebimento de todos os agendamentos de consultas vindas do sistema PEP;
- Controle de segurança das salas de teleconferência, autenticando a conexão entre o médico via sistema PEP e o paciente que acessa uma página web;
- Comunicação com a interface web informando o sistema PEP a chegada do paciente na chamada;
- Notificações na saída do usuário ou quando médico/assistente opta pelo encerramento;
- Captação de imagens do paciente para anexado no prontuário;
- O site do paciente avalia os dados de acesso e acompanha o status da consulta.
Principais tecnologias
Desse modo, o Jitsi trouxe a agilidade necessária para o projeto. Por outro lado, a escolha certa das tecnologias foram essências para a rapidez das integrações. As principais foram:
- Banco de dados MongoDB;
- Framework NestJS no Node.js;
- Documentação da API com Swagger (open API 3.0).
Como resultado, a documentação de uso da API foi entregue e em pouco tempo já era possível realizar testes com dados estáticos.
A entrega do projeto com o time em home office
Sobretudo, a participação nesse projeto teve um valor simbólico para a Kbase por ter sido o primeiro construído e entregue com a empresa 100% em home office.
Sem dúvidas, foi um grande de desafio de gestão. Mas resultou em novas experiências e aprendizados sobre adaptação, resiliência e a importância do planejamento em meio a uma crise. Definitivamente valeu todo todo o esforço, acima de tudo pela satisfação em participar da construção de um projeto tão significativo.
SAIBA MAIS: HOME OFFICE – ATÉ QUANDO?
Tele Consulta
Enfim, a Tele Consulta saiu do papel e se tornou um meio de evitar contato físico entre pacientes e profissionais de saúde das Unimeds. O sistema conta com diversas outras funcionalidades e foi construído em muitas mãos.
“Como principal resultado, disponibilizamos aos médicos cooperados de nossas filiadas o recurso de tele consulta. Este recurso viabiliza aos médicos continuidade de atendimento com seus pacientes nesse momento de pandemia.”
🗣 Leandro Schmitz – Gerente de TI da Unimed Central