Então se passaram mais de 60 dias desde que estamos com toda a empresa em home office. Agora nos questionamos se podemos ficar o resto de nossas vidas assim. Você também está se fazendo essa pergunta?
Nesse post vamos contar como foi colocar toda a empresa em home office. Continue lendo e vamos refletir juntos.
Se adaptando a uma nova forma de viver
Com a repentina chegada do COVID-19, a sociedade inteira entrou nesse necessário processo de adaptação.
A princípio, o ano de 2020 começou com ótimas expectativas. Janeiro e fevereiro mostravam belos sinais, mas março chegou para mudar prioridades e tirar todo mundo da zona de conforto.
Desse modo, foi necessário lutar contra uma cultura de anos com o trabalho presencial. Mas pelo bem-estar das pessoas, colocamos empresa inteira em Home Office.
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Comunicação
Com as poucas experiências de trabalho remoto, focamos na comunicação para montar uma estratégia. Sendo assim, o primeiro passo foi ouvir e entender dúvidas e preocupações, juntamos praticamente todas as áreas da empresa e levantamos seis objetivos:
- Formas de realizar a gestão das pessoas e suas atividades;
- Estabelecer comunicação periódica entre time e gestão;
- Organizar pessoas considerando disponibilidade para as atividades de trabalho, pensando também nos momentos de lazer. Porque em confinamento é obrigatório mexer o corpo;
- Infraestrutura: liberar acessos remotos, equipamentos e também o ponto mais complexo na questão local onde o colaborador realizaria as suas atividades;
- Entender os reflexos do distanciamento social dentro do ambiente de trabalho e da rotina.
- Processo de desenvolvimento: “como desenvolver pessoas apesar da distância física?”
A partir disso iniciamos o planejamento para estruturar um processo de trabalho remoto.
Planejamento
Para estruturar o planejamento, agimos na inserção de pontos de acompanhamento e controle de processos:
- Agendamento de reuniões diárias para todas as áreas (formalizado e programado);
- Organização das plannings, daylis, reviews e retros com horários pré-definidos;
- Criação de documento com orientações e processos do home office;
- Contato diário com as pessoas durante todos os processos, para entender como cada um sente este novo formato.
A participação da Gestão de Pessoas, Marketing e Administração foi fundamental para elaboração do planejamento. Bem como o apoio da consultoria de gestão externa que alertou para o acompanhamento próximo das pessoas.
Como resultado, a Kbase se reinventou e apesar da distância física estamos em total sinergia. Aqui o mérito é da tecnologia que nos proporciona caminhos.
Por fim, a verdade é que não temos como saber até quando vamos ficar em home office. Mas hoje sabemos que esse modelo de trabalho funciona muito bem e graças a ele estamos seguros. Aliás, se você pode, fique em casa.
*Michael Tatsch, sócio-diretor da Kbase.
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