_Blog_

Blog

Gestão de equipe ágil: como qualificar seu time de desenvolvimento

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , Destaque, Institucional, Mercado
featured image

Agilidade é parte fundamental do trabalho quando se fala em tecnologia da informação. Com um time de colaboradores alinhados aos objetivos e metas da empresa, é mais fácil atingir o sucesso das estratégias. Por isso, é tão importante contar com métodos que impulsionem também a gestão de equipe ágil na área de TI. Isso possibilita identificar papéis e responsabilidades com mais clareza.

Para colocar isso em prática, os gestores podem ter seu trabalho alicerçado nos métodos ágeis, já conhecidos de longa data. Eles foram publicados em 2001 e contam com uma ampla comunidade que os utiliza. Mesmo assim uma fatia das empresas ainda tem receio de adotar essa metodologia, muito provavelmente, por desconhecer suas funcionalidades.

SAIBA MAIS: VANTAGENS DA METODOLOGIA ÁGIL NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Essa preocupação se intensifica quando a equipe de desenvolvimento trabalha remotamente. Por isso, é muito importante saber como fazer essa gestão de equipe ágil para que os resultados sejam positivos.

Como a gestão ágil de equipe é útil no dia a dia das empresas

Na forma tradicional como os projetos são desenvolvidos, as equipes de TI mantêm o foco em questões tecnológicas, como hardware e software. Mas hoje, precisam estar preparados para identificar como esse trabalho potencializa os resultados da organização.

Sem pensar na gestão ágil de equipe, para desenvolver um projeto cascata, por exemplo, normalmente se tem um gerente de projetos ou gerente da área para verificar o andamento do cronograma. Mas muitos problemas podem vir a partir disso, porque a realidade é diferente do cronograma.

As pessoas têm tarefas a serem cumpridas e dependem de outras para conseguirem executá-las. O dia a dia não ocorre de forma linear e, constantemente, percebe-se que nem tudo que se pensa já está descrito desde o início do projeto.

Por isso, para desenvolver este mesmo projeto hoje, é importante ter alguém focado na gestão da equipe. Um gestor capaz de efetivar a relação processos-pessoas-tecnologia para alcançar os objetivos. Além de pensar no desenvolvimento das habilidades e capacidades de cada colaborador.

gestão-de-equipe-ágil

Com foco na gestão ágil de equipe, consegue integrar os profissionais, gerenciar conflitos e ainda assegurar que as tarefas individuais sejam delegadas e cumpridas para atingir o objetivo estratégico de todo o time.

SAIBA MAIS: COMO ENTREGAR VALOR COM SCRUM NO ATENDIMENTO DE PROJETOS

Quando se aplica os conceitos de Scrum no desenvolvimento de softwares, quem pode dar todo aporte para o andamento do time é o Product Owner (PO) e o Scrum Master. É deles o papel de fornecer para a equipe todo insumo de informações e segurança para que o processo de desenvolvimento seja cada vez mais produtivo.

Principais diferenciais do PO na gestão de equipe ágil

1 – Ter boa comunicação

Para fazer uma gestão de equipe ágil, o PO deve entender e comunicar o que os stakeholders precisam. Depois, destrinchar isso em pequenas etapas para que possam se encaixar dentro das sprints. Além disso, deve saber passar para o time qual é o propósito do projeto. Assim, a equipe consegue identificar o objetivo da sua colaboração e ser engajada na entrega.

2 – Apresentar capacidade de negociação

Essa habilidade é necessária tanto para a unidade de negócio que ele está atendendo quanto para o time de entrega. Por isso precisa saber conciliar a backlog, priorizar as entregas e conseguir encaixar dentro do que a equipe pode entregar.

gestão-de-equipe-ágil

3 – Ser analista de negócios

Mais do que saber negociar a backlog, o PO precisa entender o que o negócio entrega como valor. E ainda identificar qual a maior dor dos seus usuários e o que vai refletir em uma mudança que gere valor para a jornada que ele irá percorrer. Isso aumenta a usabilidade da solução e diminui possíveis desperdícios que poderiam ocorrer ao desenvolver funcionalidades que nada agregam.

Principais diferenciais do Scrum Master na gestão de equipe ágil

1 – Ser o disseminador dos valores e princípios ágeis

Mais do que simplesmente executar as atividades e desenvolver a agilidade, para gerar produtividade o time precisa saber o porquê de toda essa gestão e colocações. Por isso, o Scrum Master tem o papel de disseminar os valores. Aplicar apenas os conceitos sem saber seus objetivos não engaja a equipe para que o processo consiga ser rodado com qualidade.

2 – Ter foco na facilitação

Se existe uma palavra para definir o papel do Scrum Master dentro do processo ágil é a facilitação. Isso porque ele tem como objetivo deixar a equipe mais autônoma possível e direcionar os melhores caminhos para resolver os problemas. Além de desenvolver um ambiente equilibrado e seguro para que a equipe possa se sentir confortável em desempenhar suas atividades.

Como a gestão de equipe ágil pode integrar equipes

Ter profissionais com este perfil para exercer a função de PO confere mais sinergia entre cliente e fornecedor. Isso porque a comunicação e entrega entre o PO, Scrum Master e equipe de desenvolvimento se torna transparente, o que faz o andamento do projeto cada vez mais produtivo. As cerimônias, que podem ser presenciais, são momentos oportunos para a inspeção por parte do cliente das entregas incrementais do projeto.

BAIXE AGORA: 8 MOTIVOS PARA INVESTIR EM OUTSOURCING

Um fato que cabe destaque, é que, com muita frequência o cliente não consegue disponibilizar uma pessoa com essas características para poder gerir o produto. Isso pode acontecer porque quem demanda o projeto está com muitas tarefas decorrentes do setor. Ou ainda, por não ter conhecimento interno suficiente ou não ter essa cultura desenvolvida internamente.

Para esses casos, o mais indicado é integrar colaboradores das duas equipes que possam cumprir este papel. Assim, o fornecedor desenvolve um par para o desenvolvimento interno de entregas. Ou seja, esse profissional vai absorver as demandas da área, suas prioridades e o fluxo da jornada do usuário. Seu contato direto será o PO do cliente para que possa cumprir sua função sem perdas de entregas e qualidade.

Related Posts

  • usabilidade e produtividade em TI
  • linguagem-JavaScript
  • desenvolvimento mobile
  • chatbot