_Blog_

Blog

Flexibilidade e estratégia na área de TI: chaves para a transformação

Tags:, , , , , , , , , , , , , , Artigos, Clientes, Destaque
featured image

Flexibilidade e estratégia na área de TI são essenciais para acompanhar o curso natural e a evolução do mercado. Por que eu digo isso? Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que sofre da famosa síndrome de Gabriela: eu nasci assim, vou ser sempre assim… E na área da tecnologia da informação isso não é diferente.

Lidamos com mudanças em todos os momentos, sejam grandes ou pequenas. Elas ocorrem a todo momento e, preparados ou não, não dá para ficar inerte e manter as mesmas atitudes. Precisamos enfrentar e nos adaptar a essas modificações.

SAIBA MAIS: GESTÃO DE EQUIPE ÁGIL – COMO QUALIFICAR SEU TIME DE DESENVOLVIMENTO

Diante disso, da velocidade dos acontecimentos e da facilidade de transmissão das informações, temos a necessidade de nova postura. O que exige um modelo eficaz de gestão administrativa para organizar o fluxo das informações e utilizá-las de forma estratégica. Sempre pensando nos diversos públicos da organização.

Entre eles o de TI, de grande relevância, pois deixa de ser apenas um setor relacionado à informática e assume posição estratégica no negócio. Para que isso aconteça de fato, é necessário que todos estejam dispostos  e se alinhem à cultura e necessidades da empresa. Só assim os recursos aplicados nesta área ganham status de investimento e não de custos.

flexibilidade e estratégia na área de TI

Para além disso, a perspectiva de mudança começa quando mudamos o mindset. Esse é o ponto de partida para que as informações sejam vistas como aliadas e  não um entrave nos processos e tomadas de decisão. Neste cenário, a flexibilidade é um ponto chave para que tais processos se desenvolvam.

Com um novo mindset, novas estratégias e práticas que são desenvolvidas, novos e melhores resultados surgem. Pois, se adequar às novas exigências de mercado, sem abandonar seu aprendizado e suas qualidades é de extrema importância. Isso porque contribui para o aprimoramento profissional e para as interações cotidianas.

Como os profissionais podem colocar flexibilidade e estratégia na área de TI a seu favor

Há algum tempo a tecnologia se tornou parte essencial das empresas. Tanto, que está presente em negócios de todas as áreas e dos mais diversos portes. Para acompanhar esse crescimento de inserção e se manter atualizada às demandas do mercado, a evolução dos sistemas de informação nas organizações requer cada vez mais profissionais que também estejam atualizados. Isso contribui diretamente na execução dos processos e para entregas mais qualificadas de cada tarefa afim.

flexibilidade e estratégia na área de TI

SAIBA MAIS: COMO DRIBLAR O DESAFIO DE CONTRATAR E RETER TALENTOS DE TI

Ter uma visão ampla sobre as informações geradas e recebidas (fornecedores, clientes internos, clientes externos), trazendo entendimento dos processos da organização, é uma forma de estabelecer uma execução consciente do seu papel como colaborador. Cada vez mais comprometido com a organização e que consegue aproveitar a flexibilidade e estratégia na área de TI, tanto a seu favor como para o negócio.

Toda percepção que se tem deste movimento deve ser positiva para se tornar algo eficaz entre as equipes de TI. Cada oportunidade para exercitar a capacidade de adaptação precisa ser abraçada em conjunto. Ao mesmo tempo, é preciso identificar como essas transformações devem ser usadas no aperfeiçoamento das qualidades. É por isso que devemos aproveitar o melhor de cada mudança para evoluir e desenvolver tanto o nosso lado profissional quanto pessoal.

Artigo escrito por Erealdo Pinto, analista de sistemas na Kbase.

Related Posts

  • cultura de engajamento
  • Kanban
  • Indústria 4.0
  • Tecnologia da Informação