Você sabe quais são as 10 soft skills mais procuradas hoje pelos recrutadores da área de TI? Leia o artigo completo!
As soft skills, também conhecidas como habilidades humanas ou comportamentais, são atributos individuais que impactam diretamente na forma como um profissional interage com os outros e lida com as próprias emoções.
Com o avanço da tecnologia e da globalização, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente em relação aos profissionais e, além da especialização técnica, ou seja, habilidades mensuráveis que podem ser desenvolvidas mediante cursos e treinamentos das mais diversas tecnologias (também chamadas de hard skills), é importante desenvolver as habilidades comportamentais, ou soft skills.
Compostas por um conjunto vasto de componentes como habilidades, atitudes, hábitos, elas desempenham um papel fundamental no crescimento pessoal e profissional. Veja aqui 10 habilidades comportamentais mais requisitadas pela área de TI:
-
Espírito de colaboração
Saber trabalhar junto para gerar valor enquanto compartilha o mesmo espaço, seja virtual ou físico.
Digamos, ainda, que é a capacidade e disponibilidade de ajudar o outro a ser melhor, numa espécie de “inteligência coletiva”. Cada profissional é um ponto de conexão e os profissionais com boa aptidão colaborativa tendem a compartilhar diferentes pontos de vistas e conhecimentos, apresentando alta capacidade de resolução de problemas.
-
Inteligência emocional
A habilidade de entender, controlar e expressar emoções faz-se necessária na vida profissional.
Ter inteligência emocional envolve conhecer a si próprio e entender limites a serem superados, ambições, objeções, destrezas e ainda assim seguir adiante extraindo o máximo possível de experiência de cada situação. Essa é uma soft skill que pode trazer benefícios tanto profissionais quanto pessoais.
-
Resiliência
Considerada uma das soft skill mais pedidas em tempos turbulentos, a resiliência é a capacidade de seguir em frente em meio às mudanças e desafios.
Mais do que apenas força de vontade, ser resiliente é saber usar ao máximo a sua inteligência emocional e se preocupar somente com o que é importante. Como consequência, aqueles que dominam essa skill, tendem a ter um senso de priorização mais aguçado e menos receio de enfrentar grandes desafios.
-
Comunicação eficaz
Saber se comunicar, defender ideias e interagir com os colegas.
Desenvolver uma comunicação eficaz, se expressar bem, de forma escrita ou falada, e dialogar é fundamental para se ter sucesso, independente da área. Por isso, a comunicação faz parte das soft skills mais pedidas pelo mercado de forma geral e não apenas na área de TI, e pode abrir muitas portas profissionais.
-
Proatividade
Ser proativo é se antecipar, evitando problemas ou tomando atitudes, sem precisar que alguém dê ordens. Profissionais proativos são vistos como mais responsáveis e confiáveis, e isso cria um clima saudável na equipe. A habilidade também contribui para aumentar a sinergia em todas as etapas de produção de um conteúdo, gerando melhores resultados para o cliente.
Não seja aquele profissional com ideias brilhantes em mente, mas que não coloca nada em ação. Assuma a responsabilidade de realizar um trabalho diferenciado e inovador, ainda mais, se tratando da área tecnológica.
-
Senso de liderança
Com a velocidade de produção do mundo globalizado, a busca por candidatos com essa característica é crescente. Afinal, as empresas precisam de líderes proativos, capazes e independentes o suficiente para darem conta do recado.
Outra dica é: aprender a delegar tarefas e confiar no time. Com um planejamento eficiente e atividades bem distribuídas, o resultado final tende a ser muito mais positivo.
-
Organização
A organização é a base para melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho. Ser uma pessoa organizada economiza tempo porque as informações podem ser encontradas mais rapidamente, reduzindo a sensibilidade aos erros relacionados à desatenção.
Uma pessoa organizada investe tempo, energia e muito esforço para manter as coisas funcionando. Por isso, ela é especialmente valiosa para profissionais que lidam com um grande volume de informações.
-
Inovação
Embora haja diversas definições, podemos dizer, basicamente, que inovação é o hábito de aplicar a criatividade de forma resiliente, mediante o talento das pessoas, para resolver problemas e mudar resultados.
Aqui, destacamos as palavras “resiliência” e “criatividade”, pois a inovação começa por pessoas e a tecnologia entra como habilitador do processo de criação. No ambiente de trabalho, essa competência pode ajudar a encontrar soluções que melhorem os processos da organização ou facilitem o dia a dia do profissional e seus colegas.
-
Adaptabilidade
E quando falamos em adaptabilidade e flexibilidade, estamos falando de um ponto chave para o sucesso profissional nos dias de hoje. Essas habilidades são fundamentais para enfrentar as incertezas e os desafios impostos – especialmente pela tecnologia e inteligência artificial.
O trabalhador que possui essa competência é capaz de se ajustar rapidamente a novas situações, lidar com mudanças bruscas e se adaptar a diferentes ambientes de trabalho. A inovação deve ser constante, permitindo ao profissional abandonar antigas formas de trabalho para abraçar novas oportunidades.
-
Aprendizagem contínua
Em tecnologia, é preciso ter sempre vontade de aprender e se atualizar. Saber se ajustar ao momento e adquirir novos conhecimentos e – principalmente de forma autônoma e proativa – é essencial para se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho atual e futuro.
Dessa forma, tanto empresas como profissionais devem estar dispostos a buscar constantemente novas informações, participar de cursos e treinamentos, e desenvolver uma mentalidade aberta para aprender com os erros e experimentar novas abordagens.
O que você achou das 10 soft skills mais procuradas hoje na área de TI?
Aqui na Kbase elas são de grande relevância na hora da contratação e para o desenvolvimento dos nossos colaboradores!