Quem conhece o processo de chão de fábrica, sabe que a produção acontece com o auxílio de várias máquinas. Para que isso funcione, cada uma delas precisa de um tempo específico para executar seu trabalho. Bem como, para fazer paradas de manutenção produtiva. E tudo deve estar alinhado. É neste cenário, de otimização do tempo e redução de falhas, que se aplica a integração entre ERP e MES.
MES é a sigla para Manufacturing Execution Systems e representa softwares focados no gerenciamento das atividades de produção. Com esse sistema, se estabelece uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. Isso gera informações precisas e em tempo real sobre todas as etapas de produção. Desde a emissão de uma ordem até seu faturamento e envio para entrega.
Assim, com a implementação deste software, os gestores conseguem conhecer melhor o processo, verificar as ineficiências e agir para controlar falhas, otimizando o trabalho sempre que necessário. Com isso, garantem mais agilidade na tomada de decisões assertivas para alcançar resultados positivos.
SAIBA MAIS: COMO A AUTOMAÇÃO REDUZ CUSTOS NAS EMPRESAS
Dessa forma, investir nessa tecnologia permite à empresa aumentar e fortalecer sua presença no mercado por meio de um processo necessário e eficaz de transformação digital.
A importância de integração entre ERP e MES
O uso de MES ganha força a partir da lacuna que existe na ligação entre o ERP e as máquinas da linha de produção. O sistema importa os dados fabris e pode reproduzi-los para o ERP, ou vice-versa, para torná-los mais úteis aos processos de trabalho que são executados no dia a dia da empresa. Assim, também se pode gerenciar e sincronizar as tarefas tendo atenção para o fluxo de materiais e serviços utilizados.
Mesmo que interligadas para que a cadeia produtiva se desenvolva, cada uma dessas máquinas precisa de uma pessoa que envie a ordem de trabalho. Com a integração de ERP e MES, já no momento da geração da ordem de produção, pode haver essa comunicação direta com todas as máquinas para que inicie o processo fabril. Com um fluxo integrado e automatizado, a própria máquina consegue enviar informações sobre suas condições. Assim, alcança-se melhora na produtividade e redução nos erros humanos para gestão da produção.
Entre os principais benefícios da integração entre ERP e MES estão:
– Minimizar impactos da indisponibilidade de equipamento;
– Detectar materiais defeituosos, removê-los do estoque e devolver ao fornecedor;
– Integrar dados em tempo real;
– Minimizar interrupções e atrasos na produção;
– Rastrear todos os dados referentes ao produto.
SAIBA MAIS: INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS AUMENTA PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS
Principais funcionalidades o MES
Empresas que utilizam MES para controlar as atividades no nível operacional têm como objetivo identificar e planejar a produção. Mas antes de escolher o software que fará isso, é preciso analisar se ele atende às necessidades do negócio. Para isso, deve contar com algumas funcionalidades, como:
– importar parâmetros do ERP para a produção;
– emitir as instruções automaticamente;
– verificar a fila de trabalho;
– acessar e permitir acesso a informações sobre da produção (tempo da máquina, quantidade de material, desperdício);
– divulgar e armazenar dados (inspeções, não conformidades e checklists);
– definir e analisar métricas do desempenho;
– fazer o controle estatístico do processo
– monitorar a produção (paradas, ritmo, refugos e retrabalho).
Importância do MES para o cumprimento das exigências fiscais
Todo processo de produção e estoque das empresas fabris precisa ser documentado. Nos últimos anos, esse registro passou a ser feito digitalmente por meio do Bloco K, parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Com a implantação do sistema MES, cumprir essa exigência legal é mais fácil. Isso porque, quanto mais automatizado estiver o processo de produção fabril, mais completa estarão essas informações. E isso vai desde a ordem de compra até a estrutura do produto.
Resultados positivos com a integração entre ERP e chão de fábrica
Integrar ERP e MES permite agilizar o processo de produção e ainda ter ganhos em vários outros setores da empresa. Apesar de o sistema MES ser muito importante para a automação da área, o real ganho de poder usufruir deste tipo de ferramenta é a possibilidade da integração dela com os sistemas de gestão. Assim, os resultados podem ser estressados ao máximo. Isso porque todo o processo fica interligado entre industrialização, manutenção e áreas de apoio das empresas, como administrativo e compras. Além disso, facilita a redução das perdas de produção, a ampliação da capacidade e o aumento do faturamento.
O case da Braskem
Entre as empresas que já conquistaram benefícios está a Braskem, cliente Kbase que teve ganhos significativos após a integração de sistemas. Antes de otimizar seu processo de trabalho, a empresa anotava manualmente as informações das mais de 20 mil pesagens mensais dos caminhões de petroquímicos.
Este processo era muito lento, oferecia riscos ao departamento de segurança da informação e representava significativas perdas financeiras em função de erros de digitação. Para reverter este quadro, desenvolvemos para ela um Sistema Integrador de Balanças para enviar automaticamente as informações.
BAIXE AGORA: 3 EMPRESAS QUE APOSTARAM EM SOFTWARE CUSTOMIZADO PARA OTIMIZAR PROCESSOS
De forma mais dinâmica e com uso de tecnologias Java integrada ao ERP SAP, a ferramenta avalia o tipo de produto transportado e o modelo do caminhão para pesar o veículo, na entrada e na saída, e aponta se há perda de produto.
Com o software, agora a Braskem possui maior controle de produtos e comunicação eficaz entre balança e gestão, além de redução nos prejuízos financeiros devido à diminuição dos erros de digitação.