_Blog_

Blog

Usabilidade e produtividade em TI: como gerar ganhos para seu negócio

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , Destaque, Mercado, Serviços, Tecnologia
featured image

Não é de hoje que temos diversos problemas referentes à usabilidade e produtividade em TI relacionadas aos principais ERP’s do mercado. São várias telas para executar a mesma função e muito retrabalho gerado por causa disso. Sem falar na base de conhecimento limitada aos profissionais alocados em determinadas tarefas.

Também não é recente a grande evolução digital no mercado da tecnologia da informação. Bem como a valorização de produtividade, de experiência e, consequentemente, de maior lucro para a empresa.

No entanto, essas duas demandas têm dificuldades para conversarem. Isso acontece porque é alto o investimento para migrar todo um ERP pensando na usabilidade e produtividade em TI. Ao mesmo tempo, os sistemas que poderiam concorrer com esse diferencial ainda não estão nas grandes empresas.

BAIXE AGORA: COMO A AUTOMAÇÃO REDUZ CUSTOS NAS EMPRESAS

Por isso, surgiram muitas soluções voltadas ao Business Process Management (BPM) que possuem um custo de implantação mais baixo. Sem falar que valorizam a produtividade e apresentam um novo formato de trabalho. Tudo isso baseado em processos de tarefas a serem executadas e não apenas empresas departamentalizadas.

Aqui na Kbase, uma dessas soluções e na qual temos expertise para atender é o Fluig. Essa ferramenta de BPM é bem conhecida do mercado TOTVS por ser uma plataforma nativa. Nossa expertise está na integração da mão de obra qualificada a esses sistemas e isso garante um match certeiro para entregar qualidade aos clientes.

SAIBA MAIS: COMO ESTRATÉGIAS ÁGEIS DA KBASE MELHORAM O USO DO ERP TOTVS DATASUL

Como acelerar negócios com mais usabilidade e produtividade em TI

Uma das exigências do mercado atual é que as empresas sejam cada vez mais digitais. Com isso, vem também a necessidade de serem produtivas e colaborativas. Mas para isso precisam de ferramentas que auxiliem a conseguir mais agilidade, adaptabilidade e acessibilidade a esse universo online.

É nesse cenário que Fluig se encaixa. Ele atua como um acelerador do desempenho dos negócios através da aproximação da TI com as áreas estratégicas da empresa. Assim, em uma mesma plataforma pode-se viabilizar vários projetos, independente dos sistemas legados.

usabilidade e produtividade em TI

Com isso tudo alinhado, são vários os benefícios que a empresa pode conquistar, como apresentamos a seguir.

Benefícios de um BPMN para os negócios

O Business Process Model and Notation (BPMN) é uma das notações mais usadas para modelar e representar graficamente os processos. Ela é formada por ícones que ajudam a fazer o mapeamento destes processos para identificar de forma lógica e sequencial as tarefas operacionais do negócio. Tudo isso traz vantagens de podem ser percebidas no dia a dia das empresas, conforme mostramos a seguir.

1 – Ganho de produtividade

Com ferramentas de BPMN você consegue obter ganhos de usabilidade e produtividade em TI. Isso acontece porque ao desenhar os processos para executar as tarefas, o foco está no que precisa executar e não em quais telas serão necessárias preencher e concluir determinada ação. A partir disso, o desenvolvimento é pensado com foco no fluxo de trabalho para então o trabalho de preencher as intermináveis telas ser feito pela integração. Assim, o usuário pode investir seu tempo no que é mais estratégico para o negócio.

2 – Garantia de propriedade intelectual

Empresas que optam pelas ferramentas que automatizam sua produtividade conseguem que o conhecimento gerado fique registrado nesses mecanismos. Isso acontece porque o processo é criado somente uma vez, diminuindo os tempos de passagem de conhecimento e gaps de ausência de funcionários. Assim, outras pessoas podem assumir os processos com tranquilidade. E ainda terão a ferramenta como auxílio para que tudo seja concluído conforme previsto.

3 – Envio de alertas sobre prazos de entrega

Além das vantagens já citadas, essas ferramentas funcionam como um calendário. Se um processo precisa ser entregue no dia 15 do mês, o profissional será alertado sobre essa tarefa quantas vezes estiver configurado no sistema. Além disso, caso a tarefa não seja concluída conforme o planejado, pode fazer o envio automático de e-mail para o supervisor desse profissional.

4 – Transparência para mapear processos e apontar melhorias

Como resultado dos processos mapeados, os gestores conseguem analisar em quais os locais os processos são mais ou menos ágeis. A partir disso, podem desenvolver planos de ação para captar os gaps e desenvolver melhorias no dia a dia.

usabilidade e produtividade em TI

Principais vantagens de usar ferramentas BPMS

As ferramentas Business Process Managment System (BPMS) são utilizadas pelas equipes de TI para escrever os processos de forma gráfica. Ou seja, servem para projetar, implementar e melhorar atividades específicas. Entre as ferramentas BPMS mais usuais estão Aris Express, Bizagi e Fluig. Sendo que, no momento, vamos focar em falar sobre as vantagens desta última.

Para as equipes de TI, os benefícios de trabalhar com a plataforma Fluig começam com a possibilidade de reutilizar o mesmo investimento para outras áreas e projetos internos. Além disso, ganham agilidade e qualidade para atender todos os setores do negócio. Sem falar que para desenvolver nessa plataforma são usadas tecnologias open source, o que facilita sua evolução. Também viabiliza caminhos para fazer integrações complexas com otimização do tempo de trabalho da equipe.

Já para os negócios, ter uma equipe de TI que utiliza essa ferramenta é sinônimo de modernização das experiências de uso de sistemas pré-existentes. Além de ter no setor de TI um parceiro estratégico para evoluções na ferramenta e que contribui efetivamente com inovações e otimização do time to market em projetos de melhoria contínua.

Related Posts

  • cultura de engajamento
  • Apps com React Native
  • Sustentação TOTVS/Datasul:
  • Kanban