cultura de engajamento

Cultura de engajamento: aposte na integração com sua equipe de TI

Provavelmente você já ouviu aquela história de enxergar o copo meio cheio, meio vazio. Quando a gente fala em tecnologia da informação, essa analogia pode muito bem ser usada no momento de ir em busca de colaboradores.

Mas antes de seguir nesse assunto, precisamos saber de que lado você está: daqueles que enxergam o que ainda tem no copo ou dos que só prestam atenção ao que falta? Por aqui, a gente foca bastante na cultura de engajamento e sempre olha para as competências individuais dos colaboradores. Assim, extraímos o que temos de melhor e aproveitamos isso em nosso dia a dia.

Se você ainda não faz ideia do que estamos falando, a lógica é mais ou menos assim: enquanto outras empresas de software reclamam que não existe mão de obra qualificada no mercado, a gente olha para os talentos da nossa equipe e analisa como pode qualificá-los para atender as demandas dos clientes.

Afinal, na hora de contratar um profissional de TI, além de saber se ele possui o conhecimento que você procura, é preciso reconhecer se está alinhado à sua cultura corporativa. A partir desse diferencial, é possível desenvolver um engajamento que traga resultados efetivos para sua empresa.

A seguir, mostramos alguns benefícios que esse incentivo ao desenvolvimento e participação dos colaboradores pode trazer para os negócios.

Cultura do engajamento permite capacitar e reter talentos

Você se preocupa em identificar todas as competências dos seus colaboradores de TI? Como sua empresa investe no desenvolvimento pessoal deles? Essas são algumas estratégias que ajudam a driblar a falta de mão de obra qualificada. 

cultura de engajamento

Seja para uma equipe interna ou para ser alocada em seus clientes, no modelo outsourcing, manter o olhar voltado para essas questões ajuda a reduzir a rotatividade de colaboradores.

SAIBA MAIS: COMO DRIBLAR OS DESAFIOS DE CONTRATAR E RETER TALENTOS EM TI

Uma forma de garantir isso é alinhar as áreas de RH e comunicação para desenvolver ações de valorização dos profissionais. Entre as atividades que podem ser feitas antes de iniciar o processo de engajamento está uma pesquisa do clima organizacional.

Aqui na Kbase isso faz parte do nosso dia a dia e acontece de forma descontraída. Seja durante os almoços em equipe ou na hora do lanche, em que todo mundo aproveita para socializar. Ou mesmo em momentos mais formais, quando os colaboradores são incentivados a dar feedback sobre como se sentem na empresa.

Com colaborador e empresa identificados com os mesmos objetivos, o entusiasmo e a disposição para trabalhar são intensificados. Assim todos crescem juntos. Sem falar que quanto mais satisfeitos eles estão com o local onde trabalham, se tornam parte das estratégias de marketing.

Afinal, o bom relacionamento entre diretores e funcionários serve também para construir a imagem da empresa. E quem melhor para fazer isso do que nossos colaboradores, não é mesmo?

Por aqui, a gente aproveita as redes sociais para divulgar essa relação. Os nossos colaboradores, por exemplo, auxiliam a produzir conteúdos para nosso Instagram.

cultura de engajamento

Também aproveitamos o conhecimento técnico deles para produzir e divulgar artigos que mostram como as tecnologias podem ser aplicadas para desenvolver soluções inovadoras.

Projeto Talentos é nosso trunfo de engajamento

Aqui na Kbase, todos os anos abrimos processo de seleção para captar novos colaboradores. Chamada por nós de Projeto Talentos, essa é uma ação que vai além da busca por mão de obra.

Diferente de outros processos, não exigimos que os participantes tenham conhecimentos específicos em uma ou outra tecnologia. Ao contrário, identificamos qual nossa necessidade e propomos a quem é da área de TI uma seleção que inclui um curso de qualificação nessa linguagem.

Desde que adotamos este processo, muitos profissionais passaram pela mentoria dos nossos especialistas. Alguns fazem parte até hoje da nossa equipe. Outros, que não foram selecionados naquele momento, voltaram para o mercado de trabalho com um conhecimento a mais.

Tudo isso, nos ajuda a ter colaboradores mais alinhados com nossos propósitos, o que reflete em entregas melhores de trabalho.

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