_Blog_

Blog

O Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo

Tags:, , , , , , , , , , , Artigos, Destaque, Institucional, Tecnologia
featured image

05 de Junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo.

E como apaixonados por tecnologia, é um dever importante fazer reflexões sobre cuidados com equipamentos eletrônicos fora de uso. O que você faz com os seus?

O que é lixo eletrônico

Antes de tudo, uma breve explicação sobre o lixo eletrônico (também conhecido por “e-lixo”). De modo geral, o lixo eletrônico é um resíduo computacional. Ou seja, qualquer equipamento eletrônicos descartado ou obsoleto. A definição inclui computadores, televisores, telemóveis/celulares, entre outros dispositivos. Sendo assim, entra na lista todos os equipamentos com plug de tomada ou bateria.

Assim como tudo o que é produzido com cobre, alumínio, mercúrio, chumbo e outros metais pesados, pois essas substâncias são altamente tóxicos e a decomposição pode trazer muitos danos à saúde humana. 

Os maiores destinos de lixo eletrônico

Segundo um estudo chamado a Visão Circular para Eletrônicos – Hora de um Reinício Global, publicado em janeiro de 2019, o Brasil é um dos 11 principais destinos no mundo de descarte desses materiais eletrônicos.

Além disso, o estudo traz também números de países como os Estados Unidos e Canadá, onde cada pessoa produz uma média de 20 quilos de lixo eletrônico em um ano. Na União Europeia, a quantidade cai um pouco para 17,7 kg. Enquanto os o 1,2 bilhão de habitantes do continente africano gera 1,9 kg de lixo eletrônico. 

Por fim, a pesquisa estima que o mundo produza cerca de 50 milhões de toneladas de e-lixo por ano. 

Então, já deu pra entender que esses materiais são perigosos e precisam ser descartados corretamente, certo?

Agora a responsabilidade de garantir que esses equipamentos não sigam para lixões comuns junto com resíduos diários é de cada um. A fim de ajudar o descarte correto, algumas marcas de eletrônicos possuem projetos de coleta.

Pontos de coleta para descarte de equipamentos

APPLE

A Apple conta com um canal para descarte de seus produtos no Brasil, basta seguir o passo a passo disponível no site.

SAMSUNG

A sul-coreana Samsung possui um programa de reciclagem que oferece urnas de coleta localizadas nas assistências técnicas autorizadas ou nas lojas próprias espalhadas pelo país. Confira no site mais informações sobre o programa.

MOTOROLA

A empresa conta com um programa de coleta de baterias usadas desde 1998. Em 2007, o programa expandiu para um sistema de coleta de baterias e equipamentos da marca. Veja mais e descubra no site as lojas e assistências técnicas.

LG

O programa Coleta Inteligente da LG abrange toda a linha de eletrônicos e eletrodomésticos, como computadores, celulares, mini-systems e geladeiras da marca LG Electronics. Consulte os postos de coleta.

DELL

A Dell possui um programa com uma variedade de opções para reciclagem de aparelhos. Oferecendo a oportunidade de reciclar seu produto Dell indesejado gratuitamente. Saiba tudo no site.

ACER

A Acer atua com responsabilidade ambiental disponibilizando ao cliente um canal especifico para auxiliar na reciclagem e no descarte corretos dos equipamentos da marca. Descubra os canais de contato.

Além dessas opções, hoje em dia é fácil encontrar lojas de informática e pontos que recolhem os itens usados para o descarte apropriado, basta dar um google.

SAIBA MAIS: CULTURA DO ENGAJAMENTO – APOSTE NA INTEGRAÇÃO COM SUA EQUIPE DE TI

Sobre o dia mundial do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas a fim de promover ações ambientais e sensibilizar a comunidade global sobre a necessidade de proteger o planeta. Organizada desde 1974, a data cresceu e como resultado se tornou uma plataforma global para a divulgação de ações públicas pelo meio ambiente em mais de 100 países.

Sobre biodiversidade

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2020 é a biodiversidade. E o foco é na campanha #HoradaNatureza.

A fim de de chamar atenção para a relação entre a saúde humana e do planeta, a #HoraDaNatureza traz um apelo para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental.

A colômbia é o país sede desse ano e fará eventos online e ao vivo transmitidos de Bogotá. Além disso, serão realizados outros eventos e celebrações online pelo mundo.

Clique aqui e saiba como acompanhar as ações.

*Artigo escrito por Bruna Lucas Tamagno, Analista de Marketing na Kbase.