_Blog_

Blog

Metodologia Agile Scrumban

Tags:, , , , , , Artigos, Mercado

As metodologias ágeis estão em constante evolução e devem ser vistas como o meio para as organizações serem mais flexíveis e responsivas. Conheça o Scrumban, a metodologia Agile que une o melhor do Scrum e do Kanban.

O que é Scrumban?

Scrum é mais adequado para projetos de produtos e de desenvolvimento. Já o Kanban é mais adequado para apoiar a produção. O primeiro método funciona com Sprints que têm durações definidas. E durante esse período toda a equipe foca em concluir as atividades propostas, o Sprint Backlog. Por sua vez, o método Kanban trabalha com o fluxo contínuo de entregas, e isso já traz uma grande diferença entre os dois. Já o Scrumban é um framework ágil híbrido, ou seja, que une características importantes dessas duas metodologias Agile: Scrum e Kanban.

Veja como funciona a metodologia Agile Scrumban:

Scrum

Scrum é um processo iterativo e prescritivo que utiliza a metodologia ágil, ou Agile, através de equipes pequenas, multifuncionais e auto-organizadas.

As tarefas são divididas em uma lista de pequenas entregas específicas. Essa lista é ordenada por prioridade e o esforço relativo de cada item é calculado.

O tempo é dividido em iterações curtas de duração fixa (sprints, normalmente de 2 a 4 semanas). Após cada iteração, uma retrospectiva é realizada, o plano de liberação é otimizado e as prioridades atualizadas em colaboração com o cliente.

Kanban

Kanban é uma metodologia de sinalização para controle de fluxo de operação. O trabalho é dividido em cartões e colocado em um painel (físico ou virtual) e são utilizadas colunas nomeadas para ilustrar onde cada item está no fluxo de trabalho.

O trabalho em andamento (Work In Progress) é limitado, atribuindo-se limites explícitos para quantos itens podem estar em andamento em cada estado do fluxo de trabalho.

Os prazos de entrega (tempo médio para concluir um item, também conhecido por “tempo de ciclo”) são medidos e os processos são otimizados para tornar o tempo de entrega o mais curto e previsível possível.

Scrumban = Scrum + Kanban

Nós conhecemos o Kanban e o Scrum como metodologias de gerenciamento Agile. E o Scrumban une as melhores características de ambas metodologias Agile. Scrumban está se tornando cada vez mais popular em diferentes mercados, mas principalmente no de tecnologia, pois ele combina a natureza normativa do Scrum e a capacidade de melhoria dos processos do Kanban, permitindo que as equipes cheguem ao desenvolvimento Agile para melhorar constantemente seus processos.

A metodologia Agile que une o melhor do Scrum e do Kanban - o Scrumban

As diferenças entre as metodologias Agile: Scrum, Kanban e Scrumban

Kanban e Scrumban

  • Papéis: no Kanban, não há papéis prescritos. Já no Scrumban é preciso ter uma equipe e definir as responsabilidades de cada um.
  • Reuniões diárias: o Kanban não prevê reuniões. No Scrumban, as reuniões diárias garantem o trabalho contínuo nos requisitos e reduzem o tempo ocioso da equipe.
  • Reuniões de revisão e retrospectiva: não estão previstas no Kanban. No método Scrumban, esse tipo de reunião pode ser feito para otimizar processos e compartilhar aprendizados.
  • Fluxo de trabalho: ambos têm um fluxo contínuo, porém no Scrumban há um limite nos espaços para a realização dos processos se tornar mais confortável.

Scrum e Scrumban

  • Artefatos: o método Scrum prevê conselho, backlogs e burndowns. Já o Scrumban se restringe ao conselho.
  • Cerimônias: o Scrum conta com reuniões diárias e planejamentos, revisões e retrospectivas de Sprint. No Scrumban, é obrigatória a realização das reuniões diárias, e as demais sprints só acontecem quando necessário.
  • Iterações: estão previstas no Scrum, mas não acontecem no Scrumban, pois este prevê um fluxo contínuo de trabalho.
  • Equipes: as equipes devem ser multifuncionais no Scrum. No Scrumban, isso não é obrigatório.
  • Trabalho em andamento: no Scrum, é controlado pelo conteúdo da sprint. No Scrumban, é o fluxo de trabalho que determina o acompanhamento.
  • Mudanças: no Scrum é necessário esperar pela próxima Sprint, enquanto no Scrumban elas são adicionadas de acordo com a necessidade.

Como utilizar a metodologia Agile Scrumban?

A implementação da metodologia Agile Scrumban exige tempo, dedicação e comprometimento, mas os benefícios potenciais são significativos. É necessário garantir um ambiente propício para a adoção dessa metodologia e envolver toda a equipe no processo de implementação para obter uma transição suave e bem-sucedida.

Assim como no Kanban, os quadros Scrumban ajudam a visualizar o fluxo de trabalho. Eles devem informar o número de itens em que a equipe está trabalhando e os que já foram finalizados.

O formato mais básico de um quadro Scrumban segue a divisão em quatro colunas: To do, In progress, Testing e Done – no desenvolvimento de software, por exemplo, o ideal é dividir o quadro em 7 colunas, incluindo as etapas de Design, Desenvolvimento e Revisão.

  1. Avalie as mudanças necessárias:

    Antes de iniciar a implementação, é importante avaliar as mudanças necessárias para garantir que a equipe esteja pronta para adotar essa abordagem híbrida. Isso pode envolver a redefinição de papéis, a atualização das ferramentas de gerenciamento de projetos e a criação de um ambiente colaborativo.

  2. Faça mapeamento do fluxo de valor:

    Primeiramente, é necessário realizar o mapeamento do fluxo de valor com foco o cliente. Em outras palavras, identifique quais etapas o produto ou serviço passa até que seja entregue ao cliente. Cada fase será considerada como uma das colunas que irão compor seu quadro Kanban.

  3. Planeje o fluxo contínuo de entregas e rotina de reuniões:

    Defina as reuniões, ada uma com duração e objetivo específico. Com isso, o time vai conseguir desenvolver as atividades, inspecionar e adaptar as entregas:
    Daily Scrum: cinco dicas para implementar hoje;
    Sprint Review: além da demonstração do que foi feito;
    Retrospectiva: fazendo a melhoria contínua do seu time.

  4. Priorize o Backlog do Produto:

    Para maximizar o resultado do valor, precisa estar alinhado à estratégia, aos objetivos do negócio e às entregas que o time irá realizar.

  5. Limite o trabalho em andamento:

    Para evitar os atrasos, torna-se importante limitar o WIP (Work in Progress), pois quanto maior a quantidade de demanda em andamento, maior é o tempo para terminar e realizar a entrega. Isso faz com que seja importante identificar a capacidade de entrega do time e limitar o trabalho em andamento.

Das metodologias Agile, o Scrumban é uma das que mais utilizamos na Kbase e, apesar dos desafios, vem se mostrando cada dia um grande apoio para a qualidade e velocidade na entrega dos projetos. Veja a opinião do Diego Martins, nosso atual Coordenador de Projetos, sobre esse método ágil:

“Com a repaginação interna na Unidade de Desenvolvimento Kbase, aderindo da forma correta de utilização de metodologias ágeis e identificando os melhores práticas para cada um dos nossos serviços, conseguimos melhor otimizar nossos processos internos e capacitar nossos colaboradores a utilização do Scrumban: A metodologia Agile que une o melhor do Scrum e do Kanban.

Com isto, nossa visibilidade de atividades ficaram mais claras construindo o Product Backlog, a construção de Sprints melhoraram na utilização das Planning Poker, as entregas melhoraram com a proximidade com o cliente com Review, agregando a nós e nossos clientes uma maior entrega de valor e auxiliando ainda mais na qualidade das entregas finais.

Pontos relevantes é a disciplina da metodologia estar sempre sendo reavaliada, a fim de melhorar o processo de desenvolvimento em equipes com retrospectivas com a transparência que a Kbase tem internamente e com seus clientes.”

Conclusão

O Scrumban vem se estabelecendo como uma metodologia híbrida poderosa, trazendo o melhor do Scrum e do Kanban para a gestão de projetos. Ao oferecer flexibilidade, adaptabilidade e melhoria contínua, essa abordagem inovadora pode transformar a maneira como sua equipe lida com os desafios do dia a dia, otimizando processos e alcançando resultados surpreendentes. Isso por que no Agile são as ferramentas que respondem às necessidades das equipes e não as equipes que respondem às necessidades das ferramentas.

E você, já conhecia essa Metodologia Agile? Tem feito uma aplicação pura de Scrum ou de Kanban, ou alia ambos?

Related Posts

  • gestão-de-equipe-ágil
  • scrum