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O que é automação de processos e quais os benefícios para as empresas?

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Venha compreender melhor a automação de processos e os benefícios que pode trazer para as empresas!

A automação é a estratégia de incorporar tecnologia às tarefas diárias, sendo aplicável em diversas áreas empresariais tendo resultados significativos. Em essência, consiste na gestão eficiente dos processos, empregando tecnologia e integrando sistemas e dados para otimizar o fluxo de trabalho, permitindo maior foco em atividades críticas, como formulação de estratégias e inovação nos negócios.

Neste artigo, vamos explorar a definição e os benefícios da automação para as empresas, ilustrando com exemplos práticos como essa abordagem pode impulsionar os resultados do seu empreendimento.

O que é automação de processos?

A otimização estrutural por meio da automação de processos é uma estratégia direcionada para atividades específicas dentro de uma organização. Sua aplicabilidade é vasta, promovendo a simplificação dos métodos de trabalho e reduzindo a dependência de tarefas manuais.

Em meio à era da transformação digital, a busca pela automação de tarefas está em constante ascensão. Independentemente do porte ou da complexidade do negócio, é amplamente reconhecido que trabalhos manuais consomem tempo e estão sujeitos a erros. Assim, para impulsionar o crescimento do seu empreendimento de forma tranquila e minimizar impactos, é fundamental adotar ferramentas e soluções tecnológicas alinhadas ao seu modelo de negócio.

Assim, automação de processos não apenas melhora as atividades da empresa, mas também reduz os custos operacionais. Ao implementar soluções adequadas, muitas vezes é possível evitar despesas relacionadas à contratação de grandes equipes especializadas para a execução das operações.

Papel da automação de processos na redução de erros em processos críticos

A automação de processos traz diversos benefícios, tendo em vista que erros são comuns em todos os tipos de empresas e negócios. No entanto, quanto mais falhas pudermos evitadar, melhor. Contudo, quanto mais falhas puderem ser evitadas, melhor será para o funcionamento geral. Nesse sentido, a automação de processos desempenha um papel crucial em procedimentos críticos.

Tarefas mecânicas e repetitivas, embora simples, tendem a ser cansativas para o desempenho humano e, por conseguinte, mais suscetíveis a erros. É aqui que a automação de processos pode se mostrar fundamental para eliminar essas falhas.

Por isso, é importante destacar que o propósito da automação não é substituir a força de trabalho humana, como muitos podem supor. Pelo contrário, a automação visa complementar e otimizar as atividades.

Tecnologias como a Automação Robótica de Processos (RPA) são projetadas para lidar com tarefas mecânicas e repetitivas que demandam pouco raciocínio humano. Enquanto isso, os colaboradores podem se concentrar em outras tarefas que exigem pensamento crítico, criatividade e análise.

O futuro do trabalho: adaptando-se à era da automação e inteligência artificial

A evolução rápida da Inteligência Artificial (IA) está possibilitando que máquinas processem informações, aprendam com elas e até mesmo tomem decisões de forma autônoma. Esse avanço tecnológico tem o potencial de revolucionar diversas indústrias. Assim, à medida que a IA se torna mais sofisticada, é provável que tarefas cognitivas sejam automatizadas, o que requer dos profissionais a aquisição de novas habilidades para se manterem competitivos no mercado de trabalho.

Diante desse cenário de transformações, é essencial que os profissionais se adaptem e cultivem competências que lhes permitam colaborar efetivamente com a automação e a inteligência artificial. Habilidades técnicas, como programação e análise de dados, estão se tornando cada vez mais requisitadas. Além disso, habilidades não-técnicas, como pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional e resolução de problemas complexos, são indispensáveis para complementar as capacidades das máquinas – falamos mais profundamente no post As 10 habilidades comportamentais mais requisitadas pela TI.

5 passos para implementar uma automação de processos eficiente e segura

Começar a automatizar não é uma tarefa tão simples, além disso, requer um investimento de tempo e financeiro que demanda planejamento.

Por isso, veja a seguir alguns passos para começar a implementar e começar a aproveitar os benefícios do papel da automação de processos na sua empresa.

  1. Faça o mapeamento de todos os processos do setor de TI da sua empresa;
  2. Defina o que precisa ser automatizado;
  3. Implemente os sistemas e treine os colaboradores para lidar com as mudanças;
  4. Avalie e monitore os processos frequentemente;
  5. Faça a automação com uma empresa especialista no assunto.

Exemplos de automação de processos

Existem diversos tipos de automação de processo, cada um com suas próprias características e aplicações. Vamos mostrar abaixo os principais exemplos de automação disponíveis:

Automação de Processos Robóticos (RPA – Robotic Process Automation)

RPA envolve o uso de softwares (robôs) para imitar e executar tarefas rotineiras e baseadas em regras, geralmente realizadas por seres humanos. Essa automação é frequentemente aplicada em áreas como processamento, entrada de dados, geração de relatórios e outras tarefas administrativas.

Automação de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management)

BPM é uma abordagem abrangente que se concentra na análise, projeto, implementação e melhoria contínua dos processos de negócio.

Vale destacar que a automação é uma parte importante do BPM e pode incluir a utilização de sistemas de workflow, automação de tarefas e integração de sistemas.

 

Automação de processos é assunto para quem é especializado no assunto!

Viu só como o papel da automação de processos é útil para qualquer tipo de empresa, desde as pequenas até as grandes? E essa parte tecnológica é possível conosco da Kbase.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

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