_Blog_

Blog

JavaScript: uma linguagem de alto nível para desenvolvimento web

Tags:, , , , , , , , , , , Artigos, Tecnologia
featured image

Conhecida e renomada, JavaScript é uma linguagem de programação utilizada para desenvolvimento Web. Por ser simples, dinâmica e executável no navegador, tornou-se uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Assim, com aumento de sua popularidade, novos frameworks e ferramentas para sua utilização surgiram. Isso realçou suas funcionalidades e possibilitou que fosse utilizada tanto no back-end quanto no front-end.

A seguir, apresento duas tecnologias para desenvolvimento front-end e uma back-end que utilizam a linguagem JavaScript.

 

3 Opções para desenvolvimento com JavaScript

 

1 – AngularJS

AngularJS é um framework para desenvolvimento front-end de aplicações Web SAP (Single Page Application) baseadas em JavaScript. Mantido pela Google, o framework visa simplificar tanto o processo de desenvolvimento quanto de teste.

SAIBA MAIS: JAVA – SOBREVIVENTE NA ERA DAS NOVAS LINGUAGENS

Com o AngularJS, trabalhar com renderizações dinâmicas se torna mais fácil devido ao processamento baseado em JSON do framework. Ainda, o AngularJS é baseado no modelo MVC (Model – View – Controller) e as interfaces são construídas a partir do HTML.

Além disso, uma característica importante é two-way-data-binding, que pode ser descrito como a sincronização simultânea entre Model e View. Essa sincronização é responsável por automatizar o tráfego de dados, atualizando o JavaScript quando o respectivo elemento da DOM (Document Object Model) sofre alguma modificação, e vice-versa.

java script

Fonte: AngularJS Developer Guide

O AngularJS pode estender o HTML através de seus próprios elementos, chamados diretivas. Estes, por sua vez, podem ser descritos como marcadores em um elemento da DOM que dizem, ao compilador HTML do Angular, anexar determinado comportamento para aquele elemento. Os componentes são tipos especiais de diretivas com configurações mais simples, adequados para uma estrutura de aplicação baseada em componentes.

 

2 – ReactJS

ReactJS é uma biblioteca JavaScript baseada em componentes. É utilizada para o desenvolvimento de interfaces interativas e dinâmicas de aplicações SPA. Criada e mantida pelo Facebook, a biblioteca pode ser utilizada em uma combinação com frameworks e outras bibliotecas, como AngularJS, citado anteriormente.

java script

A principal característica do ReactJS é a Virtual DOM, que pode ser descrita como uma representação de cada elemento da DOM em um “elemento virtual”. Assim, esse objeto virtual passa a ser manipulado no lugar do real, que é atualizado em partes, quando houver alguma alteração.

O React utiliza o JSX, que pode ser pensado como uma linguagem de marcação próxima do HTML. O JSX é uma combinação de JavaScript com XML e é utilizado para a construção dos templates e componentes. Por fim, ReactJS serviu de base para a criação do React Native, um framework JavaScript para desenvolvimento de aplicativos iOS e Android.

 

3 – Node.js

Node.js pode ser classificado como um ambiente de execução de código JavaScript, permitindo a execução em servidores. Criado em 2009, já se classifica como uma das tecnologias JavaScript mais utilizadas. Uma das principais características é que pode lidar com múltiplas requisições de forma simultânea, a partir de uma única thread. Dessa maneira, o servidor se torna altamente escalável e não aguarda o retorno de alguma requisição para seguir para a próxima, como uma busca no banco de dados, garantindo ganho de performance.

SAIBA MAIS: VANTAGENS DE USAR NODE.JS NA SUA EMPRESA

Por fim, o Node possui uma grande comunidade de bibliotecas e módulos open source através do gerenciador de pacotes NPM. Assim, pacotes que possuem certas funcionalidades podem ser adicionados ao seu projeto Node de forma livre e gratuita.

*Artigo escrito por Julia Hernandes, desenvolvedora na Kbase.

 

Imagens: Freepik

Related Posts

  • terceirização em ti
  • DevOps
  • cultura de engajamento
  • Apps com React Native