_Blog_

Blog

Apps com React Native ou desenvolvimento nativo: qual a escolha ideal?

Tags:, , , , , , , , , , , , Artigos, Destaque, Serviços, Tecnologia
featured image

Vamos iniciar entendendo o que é cada um. O desenvolvimento nativo é aquele que visa criar um software/aplicativo para uma plataforma específica, como IOS, Android ou Windows. Já o “React Native” é um framework criado pelo Facebook, utilizado para o desenvolvimento mobile, com intuito de acelerar o tempo de construção de uma solução. Mas antes de desenvolver aplicações mobile é preciso entender que cada plataforma, iOs ou Android, possui especificidades que vão desde a linguagem até sua arquitetura. É por isso que os códigos multiplataformas foram implementados e trouxeram a possibilidade de desenvolver apps com React Native.

E, antes de defender o uso do React Native, é importante destacar os diferenciais de usar desenvolvimento nativo para as aplicações em tablets, smartphones e outros aparelhos mobile. A seguir eu listo alguns dos principais diferenciais atribuídos para o desenvolvimento nativo.

SAIBA MAIS: COMO ESCOLHER A TECNOLOGIA MAIS ADEQUADA PARA DESENVOLVIMENTO MOBILE

Vantagens do desenvolvimento nativo

Compatibilidade tecnológica – como o desenvolvimento é referente à linguagem nativa dos aparelhos, acessar o hardware e software específicos de cada dispositivo é bem mais fácil e leve.

Funcionamento offline – ao contrário de várias soluções híbridas, o nativo pode funcionar de forma offline. Ele armazena as informações na memória do aparelho e sincroniza esses dados com o servidor assim que a internet se restabelece.

Velocidade – uma das partes mais críticas envolvendo os aplicativos é o desempenho deles. Os usuários tendem a abandonar os apps caso eles sejam muito lentos. É por isso que o desenvolvimento nativo ajuda na velocidade de carregamento e execução das telas para que o usuário não sinta desconforto ao usar a plataforma.

Interface do usuário – a experiência do usuário com as interfaces nativas são mais percebidas. Elas são adequadas de acordo com a linguagem do dispositivo oferecendo uma visualização mais agradável.

Investimento – como necessita desenvolvimento separado, para iOS e para Android, são duas equipes distintas. Assim, o investimento a ser feito é mais alto. 

Mas você deve estar se perguntando: então por que devo pensar em apps com React Native se o desenvolvimento nativo tem todos esses pontos fortes?

A resposta é fácil: porque o React Native consegue obter os mesmos desempenhos que as aplicações nativas. Porém, com um custo menor. Além disso, se analisarmos os atributos que citei, pensando no que os apps com React Native oferecem, percebemos mais vantagens.

Apps com React Native

Vantagens em desenvolver apps com React Native 

Compatibilidade tecnológica – o React Native funciona como um tradutor. Assim, o desenvolvedor irá construir a aplicação em Javascript e ele traduz todo o código em nativo. Isso é possível tanto para Android quanto para iOS. Ou seja, apesar do desenvolvimento ser em outra tecnologia, a aplicação faz a tradução para o nativo. Precisando fazer pequenos ajustes para que as telas dos apps com React Native fiquem de acordo com as aplicações nativas.

Funcionamento offline – juntamente com as aplicações nativas, o React Native pode ser usado de forma offline. Para isso conta com a ajuda de arquiteturas como Offline First.

SAIBA MAIS: SITES HÍBRIDOS OU PWA – ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

Velocidade – o desempenho do React Native é muito similar aos apps nativos. Atualmente, as aplicações criadas nesse framework possuem uma performance mais próxima do resultados nativo.

Interface do usuário – como o React Native é um tradutor para as linguagens nativas, suas telas e interações com os usuários também são praticamente as mesmas do nativo.

Investimento – além desses benefícios que os apps com React Native trazem para o usuário final, o desenvolvimento deles é mais barato do que as aplicações nativas. Uma vez que uma equipe de desenvolvimento é capaz de entregar as duas interfaces. Assim, a redução de custos com o desenvolvimento em React Native pode chegar a 35%, se comparado ao desenvolvimento nativo. Depois de desenvolvida, a aplicação precisa de pequenos ajustes para as telas e a resposta se tornarem iguais ao nativo. Além disso, a fácil manutenção do app traz economia, pois uma equipe só é capaz de deixar a aplicação no ar.

*Artigo escrito por Matheus Maciel, desenvolvedor na Kbase.

Related Posts

  • terceirização em ti
  • DevOps
  • cultura de engajamento
  • Sustentação TOTVS/Datasul: