_Blog_

Blog

DevOps: alternativa para alinhar operações e desenvolvimento em TI

Tags:, , , , , , , , , , , Destaque, Institucional, Mercado
featured image

A gente sempre fala por aqui que a agilidade é um dos principais fatores quando o assunto é entregar soluções para nossos clientes. Aliado a isso, é preciso atenção para a qualidade de cada projeto. É por isso que estamos atentos ao que é novidade no mercado e que pode contribuir para aprimorar nosso trabalho. Entre elas, a DevOps é um conjunto de boas práticas que tem se destacado como alternativa para alinhar a atuação das equipes de operações e desenvolvimento em TI.

SAIBA MAIS: CULTURA DE ENGAJAMENTO – APOSTE NA INTEGRAÇÃO COM SUA EQUIPE DE TI

DevOPs surgiu a partir da combinação de conceitos como desenvolvimento e operações. Por isso, essa não é uma tecnologia, tampouco um processo de desenvolvimento. É muito mais uma cultura para implementar práticas inovadoras no dia a dia de quem trabalha desenvolvendo softwares.

Se você está se perguntando o que isso tem de diferente de outras metodologias ágeis, já vamos explicar.

Para conseguir resultados satisfatórios, a cultura de DevOps alia-se a ferramentas de automação para eliminar os longos ciclos de testes e validações tão comuns em ambientes com testes manuais.

DevOps

Outro benefício dessa forma de construir softwares é aprimorar a comunicação e a integração entre os profissionais de TI envolvidos no projeto, desde sua concepção até sua operação.

Tudo pensado e discutido para que o cliente receba uma solução funcionando e que atenda às necessidades do seu negócio. No menor tempo possível e com previsibilidade de entrega e qualidade maiores.

Principais vantagens de adotar DevOps para desenvolver softwares

Quando se trata de projetos para clientes corporativos, é cada vez mais necessário pensar em alternativas que atendam suas necessidades. Principalmente aquelas fundamentais para acompanharem as mudanças do mercado. Entre elas estão novos serviços, fluxos de receita mais eficazes ou ainda atualizações de processos operacionais. Ao mesmo tempo em que precisam contar com sistemas estáveis, que operem sem interrupções.

É nesse cenário que DevOps surge como alternativa para as equipes de TI ganharem agilidade. Isso porque consegue associar quem está participando do desenvolvimento, da implantação e do uso do software. Criando assim um fluxo de trabalho único, contínuo e automatizado. Sempre com foco em melhorias, como diversidade das tecnologias, softwares com novas funcionalidades para o negócio, redução do tempo investido em correções e manutenção dos sistemas. E, principalmente, a cooperação entre todos os profissionais envolvidos no projeto. Assim, o resultado são aplicações com melhores desempenhos, equipes mais produtivas e softwares funcionais.

SAIBA MAIS: GESTÃO DE EQUIPE ÁGIL – COMO QUALIFICAR SEU TIME DE DESENVOLVIMENTO

Isso acontece porque, quando se instala a integração entre desenvolvimento e operações, as equipes ficam mais conscientes das necessidades de cada etapa da construção de uma solução.

DevOps

O trabalho acontece por meio de processos e ferramentas que se comunicam e integram da primeira à última etapa. Dessa forma, o desenvolvedor, por exemplo, vai além das fases de construção e testes. Sua participação também é ativa na implantação e operacionalização do projeto. 

Com menos tempo de execução das tarefas, ocasionado pela maior integração, os custos para finalizar cada etapa reduzem.

Assim, pesquisando, analisando e adotando práticas distintas e cada vez melhores para agilizar o processo de desenvolvimento, podemos aprimorar a qualidade dos softwares que entregamos e oferecer uma experiência única para o cliente.

Related Posts

  • cultura de engajamento
  • Apps com React Native
  • Sustentação TOTVS/Datasul:
  • Kanban