_Blog_

Blog

Banco de dados, linguagens de programação e onde se atualizar

Tags:, , , , Artigos, Destaque, Mercado
featured image

Ao longo dos anos, as linguagens de programação aumentaram seu poder e flexibilidade para executar tarefas complexas exigidas pela inovação e pelas novas tecnologias da informação e comunicação. O desenvolvimento de softwares e aplicativos é um trabalho em expansão exponencial na era digital, já que todas as máquinas e dispositivos requerem uma linguagem de programação para cumprir suas funções.
Acompanhando todas as tendências da tecnologia, elas estão sempre em constante evolução, bem como os banco de dados e frameworks, buscando oferecer as mais modernas ferramentas para as mais complexas tarefas. Assim, a transformação digital das empresas tem levado profissionais de diferentes áreas a estudar ou pelo menos conhecer as linguagens de programação. Vamos entender um pouco mais?

Começando pelas definições de Banco de Dados e Linguagens de Programação, um banco de dados é uma coleção estruturada de informações armazenadas e gerenciadas para que os dados possam ser encontrados rapidamente quando necessário. A grande maioria dos sistemas criados envolve bases de dados e em todas as áreas do mercado existe a necessidade de coletar, armazenar e organizar informação de forma simples, rápida e segura.

Já as linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para execução em computadores (desktops), dispositivos móveis, equipamentos que utilizam IoT ou outro dispositivo que permita sua execução.

O mercado de trabalho busca cada vez mais profissionais que conheçam linguagens de programação para desenvolvimento web e de software. Aprender uma linguagem de programação traz muitos benefícios, quer você esteja iniciando uma carreira em tecnologia ou melhorando suas aptidões de programação para utilizar em projetos.

Veja algumas das linguagens mais utilizadas atualmente:

Javascript

Essa linguagem de programação é utilizada de maneira ampla para aplicações web e tem ganhado espaço tanto no desktop, como no mobile. É bastante utilizado para criar interatividade.

PHP

A linguagem PHP é usada principalmente para aplicações web. Com ela, é possível incluir mais funcionalidades em uma página, o que normalmente é mais do que HTML consegue manter. Também é útil para a integração entre banco de dados MySQL e as páginas dos sites.

Python

Essa linguagem de programação é considerada de fácil aprendizado e está se tornando cada vez mais popular, mesmo já estando no mercado há bastante tempo. É muito utilizado para desenvolvimento web e machine learning e é um dos códigos de fácil leitura.

C#

C# também é uma outra variação da linguagem C bastante utilizada pelos profissionais no mercado. É uma linguagem de programação mais complexa de aprender e a área de desenvolvimento de games é a que mais solicita a aplicação desses códigos.

C++

C++ é uma linguagem de programação bastante popular, até por ser uma das variações da linguagem C. É muito utilizada para o desenvolvimento de softwares mais robustos, com aplicações que fazem integração entre servidores.

Java

Ela é utilizada para a criação de aplicações em geral, web, desktop e Android, o sistema operacional mais presente nos aparelhos móveis. Além disso, entre seus pontos positivos estão a escalabilidade, sua adaptação com o crescimento de utilizações do software e a retrocompatibilidade. Uma versão antiga do código continua sendo reconhecida por versões mais recentes.

Typescript

O typescript não é uma linguagem, mas sim um superconjunto de JavaScript, ou seja, um conjunto de ferramentas e formas mais eficientes de escrever código JavaScript, adicionando recursos que não estão presentes de maneira nativa na linguagem. A sua principal vantagem em relação ao “tradicional” é adicionar recursos importantes e úteis para a construção de projetos em larga escala, como tipagem estática e a possibilidade de corrigir erros em tempo real durante o desenvolvimento.

Progress OpenEdge

Com o Progress OpenEdge é possível criar uma estrutura segura e com performance responsiva. Ela é utilizada, basicamente, para desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERPs), e é principalmente utilizada em empresas de médio e grande porte, devido ao alto custo financeiro de suas licenças.

SQL (Structured Query Language)

Por fim a SQL, que não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem padrão utilizada para interagir com bancos de dados relacionais. Com o SQL, você pode executar operações como consultas, inserções, atualizações e exclusões de dados. É fundamental para qualquer programador de banco de dados dominar essa linguagem.

 

Já quando falamos de bancos de dados, os destaques do mercado são:

Oracle

A Oracle é atualmente a empresa com maior fatia do mercado. Seu banco de dados é famoso pela robustez, segurança e capacidade de gerenciar enormes quantidades de dados de maneira escalável.

SQL Server

O sistema de bancos de dados da Microsoft também domina boa parte do mercado, é de administração mais fácil que o Oracle, e possui bom desempenho.

MySQL

É um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais populares do mundo. É uma opção gratuita e de código aberto, amplamente utilizado em projetos de todos os tamanhos. O MySQL suporta a linguagem SQL e oferece recursos avançados para manipulação de dados.

PostgreSQL

O PostgreSQL é outro sistema de gerenciamento de banco de dados relacional muito popular e totalmente gratuito. Ele é conhecido por sua confiabilidade, escalabilidade e recursos avançados. O PostgreSQL suporta a linguagem SQL e oferece recursos adicionais, como suporte a geolocalização e tipos de dados personalizados.

DB2

O DB2 pode ser usado com diversas linguagens de programação e pode executar em várias plataformas. Usado em grandes empresas para armazenamento de dados sensíveis, é bem conhecido por sua alta escalabilidade e velocidade.

NoSQL

O modelo NoSQL — Not Only SQL, traduzido como “não somente SQL” — é um tipo de banco de dados e traz o melhor da linguagem SQL, padrão dos bancos relacionais, mas sem se prender totalmente à obrigatoriedade da integridade referencial, que é característica fundamental nesse modelo.

MongoDB

É um banco de dados NoSQL, que difere dos bancos de dados relacionais tradicionais. No lugar de tabelas, o MongoDB utiliza documentos JSON para armazenar os dados. É uma opção popular para aplicações web e mobile, que exigem escalabilidade e flexibilidade.


No fim, linguagens de programação, frameworks e banco de dados (SQL ou não) são conhecimentos complementares. Com mais de 700 opções de linguagens de programação para escolher, pode ser um desafio decidir qual delas aprender primeiro. Mas, dominar a linguagem de programação para banco de dados é sempre um diferencial importante para quem deseja impulsionar sua carreira tech. Tudo depende do seu objetivo!

LEIA AQUI SOBRE COMO ESCOLHER A MELHOR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA VOCÊ E SEU NEGÓCIO.

A cada dia mais e mais linguagens chegam, se atualizam, desenvolvem-se. O mercado de tecnologia é realmente desafiador e cada empresa tem uma necessidade específica se não, personalizada, para seguir competitiva.

Por isso, aqui na Kbase, trabalhamos com profissionais especializados nas diversas linguagens mais utilizadas nas aplicações para estar sempre prontos para ir em busca das melhores soluções em serviços de TI para os nossos clientes. Assim, caso queira aprender mais, você pode encontrar sites e plataformas que disponibilizam cursos e conhecimento gratuitos a usuários interessados em aprender a programar, como: Codeacademy, Udemy e W3 School.

Related Posts

  • Mulher desenvolvendo um código no computador
  • Diversas tendências globais para o mercado de TI que se conectam ao redor do mundo.
  • imagem de um cérebro reforçando a importância de desenvolver tanto o lado esquerdo quanto o direito (habilidades técnicas e habilidades emocionais, respectivamente)
  • javascript atualizações ES2021